Saúde

Com grande participação popular Parnarama realiza a XI Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em atendimento às prerrogativas do Conselho Municipal de Saúde, realizou por meio do Decreto 041/2021 de 06 de Outubro deste corrente ano, a XI Conferência Municipal de Saúde que foi realizada na manhã desta quarta-feira (06).

A XI Conferência Municipal de Saúde no CCI – Centro de Convivência dos Idosos, situado na Avenida Carolina, N.º 39, Centro, neste Município, tendo seu início às 09h.

O Tema Geral: “PREVINE BRASIL” (Um novo modelo de Financiamento do SUS), e teve também 03 (três) eixos temáticos, conforme a seguir:

I – Atenção Primária em Saúde;

II – Urgências e Emergências;

III – Média e Alta Complexidade.

A Secretária de Saúde senhora Márcia Silveira disse que a Secretaria de Saúde sempre que possível vem dando toda a infraestrutura necessária que o Conselho Municipal realizasse esse momento democrático, disse ainda que a Conferência foi realizada em apenas um turno, por conta das prevenções da Covid-19 e por isso também que houve um limite de participantes.

Durante o discurso na cerimônia de abertura da Conferência, o Prefeito Raimundo Silveira afirmou que esta conferência servirá para que a nossa cidade possa dá um passo bem largo rumo ao desenvolvimento, pois neste evento estarão reunidos vários segmentos da sociedade, todos com o mesmo objetivo, que é identificar as reais necessidades da população quanto aos serviços de saúde, apontar soluções com intuito de minimizar os problemas existentes e melhorar ainda mais a Atenção Básica no município, o prefeito disse ainda que tratar da saúde dos nossos munícipes é uma prioridade no seu governo.

De acordo com o Coordenador Geral da XI Conferência Municipal de Saúde, Aristeu Carvalho, disse que esta conferência foi um dos eventos mais democrático já realizado no município, justificou o motivo que foi por conta da grande participação dos mais diversos setores da sociedade de que vieram participar de uma discussão e articulação coletiva, tendo a participação de representantes de todos os segmentos: dos Trabalhadores de Saúde, dos Usuários do SUS e do governo, todos em torno da elaboração de propostas que terá como objetivo consolidar e fortalecer a política pública de saúde no nosso município, assim como também contribuir para formalização da Programação Anual de Saúde. O evento também serviu para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2021/2023, finaliza o coordenador.

Fotos: Claúdio Barroso / Raydan Campos