Assistência Social

Comitiva de Parnarama marca presença no Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento

Uma comitiva de Parnarama marcaram presença nesta última quinta-feira (02) em São Luís no Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento.

O Evento foi realizado pelo Sebrae no Maranhão e entrou em sua quarta edição e será transmitido em ambiente 100% digital e as inscrições foram totalmente gratuitas.

O Encontro de AD reuniu mais 150 atores de desenvolvimento no Maranhão, além de gestores públicos, secretários e demais autoridades municipais, destacando pautas concernentes às atividades exercidas por esses profissionais dentro dos municípios maranhenses, principalmente as voltadas para os pequenos negócios.

Nesta quarta edição do evento, o Sebrae trouze palestras sobre O papel do Ator de Desenvolvimento em tempos de pandemia; Políticas Públicas para os Pequenos Negócios; Crédito para os Pequenos Negócios (PRONAMPE), Ferramentas digitais e Atuação do AD e do atendente das Salas do Empreendedor, além de apresentação de cases de Salas do Empreendedor que se destacam no estado, um game virtual, momento cultural e interações com os participantes.

“O Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento é uma ação da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão (UPPDT) e costuma refletir e promover discussões sobre o desenvolvimento local, servindo como um canal para troca de experiências e boas práticas que podem ser replicadas nos municípios”, destaca o analista técnico do Sebrae Maranhão, José Noleto de Oliveira.

Coordenando o evento, Oliveira ressalta que esta é uma estratégia da instituição para, também, sensibilizar gestores e autoridades municipais quanto à importância de políticas públicas de tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, seguindo como parâmetro a Lei Geral das MPEs. “Nesse sentido, o Sebrae no Maranhão trabalha fortemente para proporcionar suporte aos pequenos negócios, contribuindo para a consolidação de políticas públicas junto às prefeituras municipais”, informa.

Atores de Desenvolvimento

Nos municípios, os ADs funcionam como interlocutores da administração municipal junto aos munícipes, principalmente o público empreendedor, multiplicando informações importantes que podem ajudar na dinâmica da economia local.

No Maranhão, são mais de 150 atores de desenvolvimento – servidores nomeados pelas prefeituras municipais que recebem treinamento do Sebrae para atender o público e, também, articular lideranças para melhorar o ambiente de negócios com promoção de políticas públicas favoráveis ao segmento.