Assistência Social

Parnarama realiza entrega dos Kit´s de Alimentação do Projeto Municípios Prato Cheio

A Prefeitura de Parnarama, por meio da FAMEM – Federação dos Município do Estado do Maranhão e com a logísticas e distribuição da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, fizeram a entrega de 825 cestas básicas do Projeto Municípios Prato Cheio para o Desenvolvimento.

Tendo em vista ainda estarmos na crise trazida pelo novo Coronavírus no Brasil e que tem afetado especialmente as famílias mais vulneráveis do país.

Os gestores municipais têm enfrentado o duplo desafio de manter a capacidade dos serviços de saúde e também o atendimento a uma demanda crescente da população mais carente de nosso país por auxílios sociais, tendo em vista que a principal medida de contenção para a doença – o isolamento social – provoca uma brusca freada na atividade econômica e impede que essa população carente consiga obter pelo menos uma renda mínima, passando a ser dependente dos programas públicos para sobreviver.

Diante de tudo isso, é que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) se uniram para criar a iniciativa “Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento” com o objetivo de Mobilizar e Coordenar financiadores para a mitigação dos efeitos do coronavírus, com ação direcionada à distribuição de itens essenciais, fortalecendo a cultura de solidariedade e da compra local, garantindo processo transparente.

Aqui em Parnarama, foram entregues 825 (oitocentos e vinte e cinco) cestas para as famílias carentes inscritas no Cadastro Único.

Várias autoridades estiveram presentes na cerimônia de entrega, dentre eles o Vice-Prefeito Gílson Moura, o Secretário de Planejamento Breno Silveira, a Secretária de Saúde Márcia Silveira e os vereadores Miguel do Tiririca, César Augusto e vereador o Prof. Mariel, além da anfitriã a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Edivane Silva.

De acordo com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Edivane Silva,

“Estamos hoje, todos da secretária fazendo a entrega desses Kit´s de Alimentação no qual fazem parte do Projeto: Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento.  Um projeto que foi viabilizado por meio da FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, e que hoje chegou aqui em nosso município, cerca de 825 cestas básicas que vieram destinados às famílias que são usuários da Assistência Social, todas as cestas já veio destinadas a essas famílias e foram selecionadas por meio do Cadastro Único, a secretaria apenas está fazendo a entrega desses kits, que é uma ação em vista da crise econômica que o município, o Estado, o País tem enfrentado devido a pandemia, são os reflexos que a pandemia e que em meio a crise diminuiu as rendas da nossa população, deixando muitos reflexos, e esses kits veio destinados às famílias para garantir a segurança alimentar dela”, disse a secretária.

O Secretário de Planejamento Breno Silveira, em sua fala na cerimônia de entrega, disse a todos que antes do Natal, a prefeitura irá fazer a entrega de 2.000 (duas) mil cestas básicas para auxiliar e complementar a alimentação da população no período de final de ano.

Texto e Fotos: Aristeu Carvalho