A Prefeitura de Parnarama, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo o dia desta quarta-feira (19) mais uma Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) que juntos promoveram esta linda ação, como sendo mais um ato de solidariedade humana, dessa vez em prol da coleta de bolsas de sangue.
As doações tiveram início às 8h, com término às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, o momento foi considerado de suma importância para os doadores, pois antes da doação todos passaram por um processo de triagem para detectar os seguintes problemas de saúde: Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, detecção dos vírus HTLV I e II, entre outros, solidificando-se com a entrevista médica, onde a mesma autoriza ou não a doação.
Os profissionais do HEMOMAR de caxias, informaram que para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, ter dormindo ao menos 6h e está bem alimentado. Ao final da campanha conseguiu atingir a quantidade de 54 bolsas de sangue, sendo considerada um sucesso.
De acordo com a Secretária de Saúde, Márcia Silveira, disse que se sente muito agradecida a DEUS, por mais uma ação dessas, pois este tipo de ação é uma das mais louváveis, doar sangue, acima de tudo, é salvar vidas, é dar a chance a centenas ou milhares de pessoas terem sua saúde resgatada e uma nova chance para a vida, a secretária mais uma vez fez questão de agradecer o apoio do Prefeito Raimundo Silveira e do Secretário de Planejamento, Breno Silveira, que sempre trabalham por uma melhor qualidade nos serviços em saúde de nosso município.
Porque DOAR SANGUE?
“Doar sangue é doar vida! O sangue é o principal transportador de substâncias para os órgãos e tecidos do corpo, e nele também se concentra grande parte das informações imunológicas que oferecem defesa natural ao organismo – por isso, a transfusão de sangue é de extrema importância para salvar a vida de pessoas que passaram por intensa perda sanguínea. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 3,5% a 5% de sua população total. Entretanto, o índice de doadores regulares no Brasil não ultrapassa os 2%.”
“A transfusão sanguínea restaura o volume de sangue adequado para o organismo, melhora a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, tonifica a imunidade e corrige distúrbios de coagulação. Doando apenas 450 ml de sangue (padrão internacional), é possível oferecer saúde e vitalidade para muitas pessoas sem provocar deficiências ao corpo do doador. É bom para quem recebe e também para quem doa”.
Texto: Aristeu Carvalho
DRT-2300/MA
Fotos: ASCOM