Educação

Prefeito Raimundo Silveira faz entrega da Premiação do Programa Alfabetiza Parnarama

A Prefeitura de Parnarama por meio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega da Premiação do Programa Alfabetiza Parnarama.

A cerimônia contou com a Presença do Prefeito Raimundo Silveira, da Secretária de Educação Gabia Silveira e de vereadores, além de diretores, supervisores e professores e foi realizada na Escola Municipal Cloves Campelo do Bomfim localizada no bairro Agrovema.

O programa Alfabetiza Parnarama, é uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação, Gábia Barbosa da Silveira e que contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama.

O Programa Alfabetiza Parnarama foi instituído pela LEI N.º 637.2023, de 21 DE Agosto. O programa é destinado a alfabetização dos estudantes de 1º e 2º ano do ensino fundamental-ciclo de alfabetização que busca contemplar os fatores fundamentais para otimizar a prática educacional no contexto da alfabetização, alcançando assim, a efetiva aprendizagem da leitura, da escrita e apropriação do sistema de numeração decimal.

O objetivo do programa é garantir 100% das crianças Parnaramenses alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca ainda, valorizar o magistério, de modo que os professores alfabetizadores recebem mensalmente gratificações de 10% do salário base. Durante as formações também são sorteadas bolsas de 10%.

Hoje o programa premiou os melhores resultados dos professores alfabetizadores com R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais).

O programa conta com 66 Professores alfabetizadores inscritos no Programa desde sua criação. Entendemos que a valorização desses profissionais da educação é fundamental para garantir condições dignas de trabalho, bem como um ensino de qualidade e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes.

O PRINCIPAL MÉTODO UTILIZADO É O FÔNICO, MÉTODO QUE promove o desenvolvimento da consciência fonológica, se baseia no ensino dos sons e das letras.

A partir desses sons a criança consegue ler e escrever. Esse é o método que vem sendo cada vez mais estudado e trabalhado nas turmas de alfabetização. As evidências indicam que se trata de um método eficiente para o processo de alfabetização das crianças, inclusive daquelas que apresentam dificuldades de aprendizagens e transtornos do neurodesenvolvimento.

Os objetivos do método é estimular a consciência fonológica, ou seja, levar a criança a identificar e manipular os sons que formam nossa língua:

• apresentar de forma sistemática e explícita, os sons de cada letra;

• fazer com que a criança perceba que cada letra possui um som diferente, que uma letra pode representar mais de um som e que o som pode ser representado por mais de uma letra;

• ensinar que os sons das letras são alterados a depender de sua combinação.

O Método trás benefícios, pois Trata-se de uma maneira lúdica de ensino, que demanda raciocínio da criança, e não uma forma mecânica de ensinar:

• Proporciona maior rapidez no processo de alfabetização;

• Propicia à criança a habilidade de ler e compreender com mais facilidade e fluência textos mais complexos e variados; • Diminui os erros ortográficos;

• As elaborações textuais ficam mais criativas, com melhor coerência e coesão.

O programa também instituiu a PREMIACAO DOS ESTUDANTES, na SEÇÃO II da LEI, Artigo 19:

Dispõe: Os estudantes selecionados serão premiados com uma expedição educacional, cuja data, destino e demais detalhes, serão definidos pela SEMED.

Texto: Aristeu Carvalho

DRT-2300/MA

Fotos: ASCOM

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Parnarama

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNARAMA

Endereço: AV. CAROLINA, 237 \ CENTRO \ PARNARAMA - MA \ CEP: 65640000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)98402-8352

Qual o seu nível de satisfação com nosso site?

Prezado(a), esta avaliação sevirá para melhorar cada vez a experiência do site junto ao usuário. Os dados informados respeitará a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.