Saúde

Prefeito Raimundo Silveira participa de certificação do concludentes do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

O Prefeito Raimundo Silveira participou na manhã desta terça-feira (26) da Certificação dos alunos concludentes do Curso de Agente Comunitário de Saúde.

A realização do curso de Agente Comunitário de Saúde foi sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão, que teve como tutora a Enfermeira Márcia Costa Lopes.

O curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde beneficiou 65 alunos, tendo o curso uma carga horária 1.200 horas/aulas e teve como módulos:

• Política de Saúde;
  • Processo de Trabalho em Saúde;
  • Processo Saúde/Doença;
  • Educação em Saúde;
  • Atenção em Saúde da Mulher;
  • Atenção em Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Atenção às condições agudas e crônicas;
  • Vigilância em Saúde.

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde visa preparar profissionais para atuar como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.

Este profissional atua no Sistema Único de Saúde, no campo de interface intersetorial, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, previlegiando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito da saúde.

Participaram do evento, acompanhando o prefeito, a Primeira Dama Girlene Costa, a Secretária de Saúde Márcia Silveira, o vereador Miguel do Tiririca, Assessora Técnica da Escola Técnica do SUS Luiza Samara Abreu Cardoso Carvalho, que neste ato esteve representando a Diretora Adminitsrativa ANA LÚCIA NUNES, da Tutora da Escola de Saúde Pública do Maranhão a Enfermeira Márcia Costa Lopes, da Vice-Presidenta do Sindicato do Agentes Comunitários de Saúde Cleidiane Pereira,  Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Ivana Beatriz, além da participação de quase 60 agentes comunitários de saúde e seus familiares.

Fotos: Cláudio Barrosso