Coordenação de Juventude realiza Papo Reto com jovens Parnaramenses

A Coordenação Municipal de Juventude de Parnarama, em parceria com o NUCA – Núcleo de Cidadania do Adolescentes, realizaram na noite desta quarta-feira (27) um evento importantissimo para a Juventude de Parnaramense, denominado de “Papo Reto com a Juventude”, que teve como Tema: A importância do voto.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e teve a participação da Professora, Advogada e Procuradora do Município, Dr. ª Olívia Lima.

Durante a palestra foi abortado que: Política é tudo que está em nossa volta: os meios de transporte, as casas, os hospitais as empresas, os alimentos, os objetos, dinheiro, TUDO! Por isso não existe isso de “não gosto de política, então vou nem me envolver”.

A palestrante expôs o tema e apresentou uma maneira básica de exercer nossa cidadania: o voto. Por que é importante votar?

Nas discussões foram listado alguns dos motivos mais óbvios:

• A votação é uma parte importante do processo democrático.
  • Já houve um tempo (muito tempo) que muitos grupos foram excluídos do direito de voto em vários níveis.
  • Muitas sociedades no passado, negaram a pessoas o direito de votar baseadas no grupo étnico.
  • Se você for mulher, vote por apoio à luta feminina pelo direito de votar.
  • Você é um cidadão brasileiro.
  • O voto não é somente uma obrigação é, principalmente, um direito conquistado com muitas lutas.
  • O voto é uma força que pode mudar o destino político de um povo.
  • Você tem o direito de escolher quem vai representar seus ideais, use-o.

Ao final da palestra foi exposto que: Cobrar por melhorias e trabalho é um direito que todos nós temos dentro de um sistema democrático (que, graças a muita luta, ainda é o caso do Brasil).

Não sabe em quem votar? Procure, em fontes confiáveis, o discurso e os valores que seu candidato defende, se ele ficou rico com política, se tem “ficha suja”, quem banca a campanha dele etc.

Como forma de encerramento, foi feito sorteio de vários brindes entre os jovens participantes do evento e depois foi servido um coquetel.

Fotos: Claúdio Barroso