Saúde

Secretaria de Saúde realiza mutirão e intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Parnarama por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (05) o mutirão de combate à dengue e a Chikungunya. A mobilização iniciou pelo bairro Agrovema que é o maior bairro da cidade.

Na Secretaria de Saúde é a SVS que fortalece e amplia as ações de vigilância epidemiológica. Entre suas ações estão incluídos os programa municipal de combate à doenças transmitidas por vetores.

A Secretária de Saúde, Márcia Silveira, reconheceu o empenho do Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, e demais profissionais da saúde que estão na luta de combate ao mosquito. “São essas equipes que vão de porta em porta e de casa em casa e fazem corpo a corpo com os cidadãos, muito obrigada”, a secretária aproveitou e reforçou o pedido para que a população se mobilize e colabore no combate ao mosquito ao não deixando água parada. “É importante que cada um, na sua casa, faça o seu papel de proteção e entenda que não está protegendo só a sua família, mas sim o bairro e a cidade”, afirmou Márcia Silveira.

O Mutirão da Dengue tem como objetivo informar e mobilizar gestores públicos, profissionais de saúde e toda sociedade sobre a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente, neste período que antecede o verão. A intenção é evitar surtos e epidemias das doenças causadas pelos arbovírus transmitidos pelo vetor. Por terem grande impacto em saúde pública e não possuírem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito é a principal arma para reduzir casos e óbitos.

Ações para combate ao mosquito.

Ações simples podem ajudar no combate ado mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.

Os gestores devem também reforçar a limpeza urbana, promover ações educativas nas escolas e estimular ações conjuntas entre diversos setores como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, entre outros.

Texto e Fotos: Aristeu Carvalho