Pacientes de Parnarama participam de mais uma vez do Mutirão de Catarata

Pacientes de Parnarama participam mais uma vez do Mutirão de Catarata que aconteceu no último domingo (12), em Timon. A doença, que afeta a visão, pode ser corrigida com um procedimento considerado simples e que exige apenas anestesia local e não necessita de internação do paciente. A ação foi uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão e o Hospital Alarico Pacheco em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e a Regional de Saúde.

Aproximadamente cerca de 48 pacientes de Parnarama passaram por uma triagem que ocorreu no próprio Alarico Pacheco, com aferição de pressão e medição da glicemia capilar para verificar se estão dentro do padrão recomendado para o procedimento cirúrgico.

Para a realização da ação do mutirão da Catarata, o Governo do Estado disponibiliza uma equipe cirúrgica e todos os equipamento específicos para a realização do procedimento.

Durante a ação no Hospital Alarico, e foram disponibilizadas toda a estrutura e logística necessária de profissionais e cada município realizou as triagens feitas por meio de consultas. Foram beneficiados pacientes de toda Região de Saúde de Timon (Timon, Parnarama, Matões e São Francisco).

A patologia

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas que possuem catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata.

Fotos: ASCOM