Eventos

Defesa Civil de Parnarama realiza Audiência Pública para tratar da prevenção a queimadas e incêndios florestais

A Prefeitura de Parnarama, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil, em parceira com o 7.º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Timon – MA, realizou nesta quarta-feira (30), uma Audiência Pública com gestores e sociedade civil para tratar de assuntos pertinentes às queimadas e incêndios florestais.

O objetivo da Audiência é alertar a população sobre os riscos das queimadas para o meio ambiente e à saúde das pessoas. A Audiência Pública iniciou às 09h e ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil no município Luís Ribeiro, esta audiência tem como um dos principais objetivos, conscientizar a população quanto a necessidade de ações preventivas para que sejam evitadas queimadas no nosso município.

No município de Parnarama, esta ação foi desenvolvida juntamente pela Defesa Civil Municipal e contou com a participação do 7.º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Timon; Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Agricultura; Secretaria de Administração e Assessoria de Comunicação do município.

Segundo Comandante do 7.º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Hélio, a iniciativa dessa ação é buscar  conscientizar a população sobre os riscos nocivos causados pelas queimadas. "As queimadas e incêndios florestais causam uma série de problemas à saúde, principalmente para as pessoas que têm predisposição a problemas respiratórios, além de prejuízos econômicos, como queda na atividade agrícola, degradação do solo, aumento do efeito estufa, além da destruição de nossa biodiversidade", enfatizou Major Hélio.

Secretário do Meio Ambiente, Jackson Feitosa enfatizou que: “com a chegada da estação seca e a grande estiagem, os riscos de incêndios aumentam, portanto, ações de prevenção devem ser o foco inicial. A proposta é informar a população sobre os perigos das queimadas.

Já o Secretário de Agricultura Rildânio Barros, às vezes o agricultor queima uma determinada área para plantio e as chamas acabam tomando proporções maiores, gerando um incêndio florestal. E isso é terrível para o meio ambiente”, explicou.

Após os debates na Audiência Pública, a Coordenação da Defesa Civil unificará as informações em um relatórios e apresentará posteriormente um cronograma de ações educativas voltadas exclusivamente às comunidades rurais. “Como nós temos uma área rural bem extensa, nossa proposta é trabalhar as ações de combate e prevenção a incêndios, focando nos polos das comunidades rurais”, finalizou Luís Ribeiro.

Fotos: Cláudio Barroso

Mais em Eventos