Assistência Social

CREAS realiza capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde no combate à Violência contra as Mulheres

A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio das Secretarias de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e sobe a organização do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizaram na manha desta quarta-feira (01), uma Capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde.

O evento aconteceu no CCI – Centro de Convivência dos Idosos, e iniciou às 9h com a presença de diversas autoridades, dentre elas estavam: Prefeito Raimundo Silveira acompanhado da Primeira Dama Girlene Costa, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edivane Silva, da Juíza da Comarca de Parnarama, Dr.ª Sheila Silva Cunha, da Coordenadora do CREAS, Márcia Gomes, da Coordenadora da Atenção Primária, Ivana Beatriz, que no ato estava representando a Secreta´ria de Saúde, Márcia Silveira, da Coordenadora da Educação, Maria Francisca, da Palestrante e Advogada Dr.ª Raylla Barros, da Policial Civil e também palestrante Dr.º Neidilane Coelho, além do Vice-Prefeito Gilson Moura, sempre presentes nos eventos realizados pela gestão.

As palestrantes, abordaram temas de grande relevância para os ACS do município ficarem atualizados quanto aos direitos e os meio de prevenção à criminalidade contra a mulher. Um dos temas trabalhados foi: Protocolo de atendimento a mulher vitima de violência, que foi apresentado pela Drª Raylla Barros-Advogada do CREAS e o outro tema foi: “Aspectos jurídicos e a Aplicabilidade da lei Maria da Penha” apresentado pela Neidilane Coelho, Policial Civil do Maranhão.

A capacitação teve uma parceria entre as Secretarias de Saúde e da Secretarai de Assistência e Desenvolvimento Social, evento que fez parte da programação da Campanha Agosto Lilás e teve como objetivo principal preparar os agentes de saúde do município com vistas à prevenção da violência contra a mulher, fornecendo subsídios para que possam realizar orientações e encaminhamentos em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher junto a rede de atendimento do município.

De acordo com o Prefeito Raimundo Silveira, a qualificação profissional tem sido constante em nossa administração. “Esta é uma ação que amplia os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde que têm trabalhado para a vida saudável de nossa população”, disse o prefeito.

Fotos: ASCOM / Cláudio Barroso