Teste da orelhinha é realizado na rede municipal de saúde

O município de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando durante toda esta semana o Teste da Orelhinha na Rede Municipal de Saúde.

O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido, o exame é realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, é indolor e com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo do bebê, o exame é iniciado, com duração de 5 a 10 minutos.

A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos, por esse motivo o teste é obrigatório. Quanto mais cedo for a detecção da perda auditiva, mais precocemente medidas de intervenção poderão ser tomadas, sabe-se que toda criança deficiente auditiva, independente do grau da perda, se tiver um diagnóstico até os seis meses de idade, e tratar do problema adequadamente, terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.

De acordo com informações obtidas da Secretária de Saúde, Márcia Silveira, “a da implantação da Triagem Auditiva Neonatal no município de Parnarama tem obtidos registros satisfatórios de exames realizados, essa intervenção reforça o trabalho de prevenção, redução da idade média do diagnóstico da deficiência auditiva e conscientização quanto a saúde auditiva, declarou a secretária.

O teste da orelhinha é realizado pela Fonoaudióloga Maria das Dores, e na Policlínica Dr. Wanderley Lamar, o atendimento é feito nas terças e quintas-feiras. O agendamento na própria Policlínica e com o cartão SUS e comprovante de endereço, conforme a disponibilidade do recém-nascido.

Texto e Fotos: Aristeu Carvalho

Mais em Saúde