Assistência Social

Departamento de Igualdade Racial realiza evento em alusão ao Dia da Mulher Negra

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Igualdade Racial e em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e da Mulher, juntas realizaram durante toda a manhã de ontem, terça-feira (20) o Lançamento e ao mesmo tempo o início do Projeto “Empoderamento das Mulheres Negras”.

O projeto deste ano que foi denominado de Empoderamento das Mulheres Negras tem como tema: “Se uma mulher negra avança, ninguém fica para trás”.

O evento foi realizado na Comunidade Quilombola Cocalinho, e iniciou às 08:30h com uma vasta prestação de serviços, conforme cronograma abaixo descrito:

• Atualização do Cadúnico;
  • Atualização do Cartão do SUS;
  • Oficina sobre Aproveitamento Integral da Abóbora;
  • Palestras com temas na área da Saúde;
  • Zumba;
  • Consulta Médica;
  • Atualização do Cartão de Vacinas;
  • Testes Rápidos;
  • Aferição de Pressão Arterial;
  • Teste de Glicemia Capilar;
  • Atendimento Psicológico e

Além de todos os serviços oferecidos pelas secretarias parcerias do evento, houve também um alongamento com a personal trainer do Projeto Mulher Fit, Janaína Sousa e a apresentação cultural do Tambor de Criola.

Participaram do evento, além da população da comunidade Quilombola Cocalinho e comunidades adjacentes, além da presença de diversos profissionais das secretarias parceiras.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edivane Silva e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Girlene Costa, participaram do evento e fizeram questão de presenciar mais um evento de suma importância que deixa de ser realizado na sede e é levado direto na própria comunidade da zona rural.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Igualdade Racial, Layana Ramos, este ano a coordenação resolveu realizar um mês inteiro em alusão ao Dia da Mulher Negra. “Iniciamos com a comunidade Quilombola Cocalinho hoje, mas teremos na próxima terça (27) na comunidade Quilombola Guerreiro e no dia 10 de Agosto na comunidade Quilombola Brejo do São Félix, ambos com a mesma estrutura e oferta de ações e serviços para comunidade”, disse a coordenadora.

Fotos: Cláudio Barroso