Educação

SEMED realiza a aplicação da Prova da OBMEP nas Escolas Municipais de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação do município de Parnarama, por meio do Busca Ativa, está realizando a aplicação  das provas da Obmep para os alunos do 6.º ao 9.º ano, seguindo todos os protocolos sanitários decorrentes da pandemia no que diz respeito às medidas protetivas contra a Covid-19, tais como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, além de manter o distanciamento social entre os alunos.

Um cronograma de execução está sendo seguido para que todas as escolas do município realizem a aplicação na data determinada.

O período de aplicação de provas da primeira fase da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) já está em vigor. A maior competição científica do país sofreu mudanças por conta da pandemia da Covid-19, e nesta edição, as escolas terão até 3 de agosto de 2021 para aplicar as provas da primeira fase. O material foi disponibilizado na página restrita da instituição de ensino no site da OBMEP. Fica a critério das escolas determinar em quantos turnos e em que formatos, presencial ou remoto, os alunos farão as provas. Confira o regulamento.

Os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase devem ser enviados pelos correios ou por aplicativo entre 29 de junho e 11 de agosto. No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para acontecer de forma presencial, em 6 de novembro. Acesse o calendário.

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Nesta edição, a competição admitirá, excepcionalmente, a participação de estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em 2020 em escolas que fizeram a inscrição no mesmo ano e declararam ter alunos no Nível 3, dentro do prazo estipulado no calendário.

Serão distribuídas aos alunos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Texto: Aristeu Carvalho

Fotos: ASCOM/SEMED

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Parnarama

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNARAMA

Endereço: AV. CAROLINA, 237 \ CENTRO \ PARNARAMA - MA \ CEP: 65640000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)98402-8352