Saúde

Parnarama inicia vacinação contra Covid-19

O prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, Participou do início da vacinação contra Covid-19 no município. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização fez na noite de ontem, terça-feira (19) a vacinação dos primeiros Parnaramenses a serem imunizados contra a referida doença.

As vacinas destinadas ao município de Parnarama, chegaram no aeroporto de Teresina por volta das 15h e tão somente sabendo da informação da chegada da vacina, de imediato a Secretária de Saúde, Márcia Silveira, se deslocou juntamente com uma guarnição da Policia Militar, atendendo assim o protocolo do Plano Municipal de Operacionalização da Vacina Covid-19. “Não podíamos mais esperar nem mais um minuto, ao saber da chegada da vacina, fiz questão de ir de imediato e trazer para Parnarama e darmos início a tão sonhada vacinação da nossa população,” disse a Secretária.

De acordo com a Coordenadora de Imunização, Larissa Assunção, a vacinação vai seguir os critérios de logística, recebimento e distribuição das doses conforme o Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). A vacinação vai ocorrer em três fases conforme grupos prioritários:

1.ª Fase: Trabalhadores de Saúde; Pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

2.ª Fase: Pessoas de 60 a 74 anos.

3.ª Fase: Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

No ato, foram imunizados nove profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 em Parnarama, conforme lista a seguir:

 

Francimira Gomes da Silva, 54 anos.

Serviço geral que atua no Hospital Municipal de Urgência há 04 anos atualmente na ALA COVID.

 

Adoneudo Rosário da Conceição, 41 anos.

Auxiliar Administrativo que atua como responsável da farmácia básica há 14 anos.

 

Rummening de Moura Alves, 37 anos.

Médico clinico geral que atua há 02 anos e 6 meses na Estratégia Saúde da Família, Plantonista e Diretor Clínico no Hospital Municipal de Urgência, acompanhou e atende pacientes com COVID-19.

 

Rael Lourenço Barbosa Marinho, 29 anos.

Enfermeiro, especialista em urgência e emergência que atua há 6 meses na Estratégia Saúde da Família do bairro Agrovema, é responsável por atender e monitorar vários casos de COVID-19.

 

Ociana Barros da Silva, 34 anos.

Agente comunitária de saúde que atua há 15 anos na Estratégia Saúde da Família, é responsável por orientar e monitorar vários casos de COVID-19.

 

Andresa Maria de Almeida Damasceno, 26 anos.

Técnica de enfermagem que atua há 03 anos, funcionária do Hospital Municipal de Urgência atualmente na ALA COVID. Que também receberá a dose de CoronaVac.

 

Raimundo Francisco Domingues, 41 anos.

Técnico de laboratório que atua há 23 anos no laboratório da Policlínica  Dr. Wanderley Lamar, é responsável por todas as coletas de materiais na zona rural para detecção da COVID-19.

 

Robson Silva Lima, 27 anos.

Técnico de Raio-X da Policlínica  Dr. Wanderley Lamar, que atua há 04 anos, e é o responsável pelos raio-x de pacientes com COVID-19.

 

Antônio Francisco Andrade de Sousa, 34 anos.

Agente de endemias que atua há 09 anos, e é o responsável por realizar as desinfecções nas residências dos casos confirmados de COVID-19 no Município.

 

Texto e Fotos: Aristeu Carvalho

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Parnarama

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNARAMA

Endereço: AV. CAROLINA, 237 \ CENTRO \ PARNARAMA - MA \ CEP: 65640000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)98402-8352