Saúde

Em Parnarama os Agentes de Endemias intensificam ações para combater o mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretária Municipal de Saúde e toda a equipe de Agentes de Endemias do município, intensificaram as ações no combate ao mosquito da dengue e iniciaram nesta quarta-feira (29) uma nova fase do trabalho para combater o mosquito da dengue em Parnarama.

Esta força tarefa tem foco não só nos bairros da cidade, como também nos povoados de grande concentração da população, isso de acordo com o alto risco de infestação, apontados pelo Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti que foi realizado no final do ano passado.

“Estamos mobilizando os moradores a não deixarem água acumulada. Sabemos que o bairro contém duas áreas no alagado, então isso favorece a criação do mosquito. Pedimos apoio das pessoas. Se não tivermos consciência de limpar os quintais, teremos um avanço grande de Aedes aegypti”, destacou, o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Jairon Moura.

Ainda assim, o coordenador de combate à dengue, Júlio César, contou que há resistência por parte de alguns moradores em querer deixar que os agentes cumpram o trabalho. Além disto, o Coordenador de Endemias, pede que as pessoas colaborem limpando seus quintais e não joguem lixos na rua, pois o número de funcionários é reduzido para o tamanho da cidade.

Ao final do trabalho, a equipe composta pelos profissionais Agentes de Endemias abaixo:

• Antônio Francisco;
  • Fabrício Carneiro;
  • José Barbosa Filho;
  • José Ribamar Júnior;
  • Thiago Cardoso.

Visitaram cerca de 760 imóveis em todo o povoado do Paiol do Centro, realizando os seguintes procedimentos:

• Mapeamento da Área;
  • Busca ativa por focos;
  • Eliminação dos depósitos do mosquito propícios ao Aedes;
  • Tratamento dos depósitos com foco positivo e,
  • Ação Educativa de prevenção ao mosquito.

Ao todo, foram detectados 75 imóveis com foco do mosquito, e todos tratados de imediato, totalizando uma média de 10% dos imóveis trabalhados.

AV. CAROLINA, 237 \ CENTRO \ PARNARAMA - MA \ CEP: 65640000