Parnarama realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social propondo diretrizes para assegurar o aprimoramento do SUAS O tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
26/07/2017
Parnarama realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social propondo diretrizes para assegurar o aprimoramento do SUAS

Fonte: Site Oficial

O tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” abriu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Parnarama, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, nos dias 25 e 26, no Centro de Convivência dos Idosos – CCI. Participaram do evento o prefeito Raimundo Silveira; o vice-prefeito, Gilson Moura; as secretárias Municipais, de Política para Mulheres e também primeira-dama, Girlene Costa; de Assistência Social, Querida Moura; de Cultura, Fabianna Ribeiro; de Educação, Gábia Silveira; os secretários Gutemberg Barros e Luiz Ribeiro Barbosa, de Administração e Saúde, respectivamente; as palestrantes Janaína Oliveira de Carvalho e Luzinete Alves Ferreira, ambas assistentes sociais; servidores municipais, usuários, trabalhadores do SUAS e a comunidade.

A conferência teve por objetivo avaliar a política de assistência social em âmbito local e propor diretrizes para execução das mesmas nos próximos dois anos. Na oportunidade foram definidas 20 propostas, destas, dez são de responsabilidade do município, seis para o estado e quatro para a União que serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Assistência Social para apreciação na conferência estadual. Também foram eleitos dois delegados do poder público e dois da sociedade civil que irão representar e defender as propostas do município na referida conferência.

Raimundo Silveira reafirmou o compromisso de apoio à participação popular e destacou a importância da conferência para o Município. “Um dos objetivos desta gestão é compartilhar com a população o trabalho que estamos realizando, dessa forma levamos apoio a todas elas que nos ajudam com contribuições extremamente ricas para que possamos identificar as principais necessidades da sociedade”, disse o prefeito.

Para a secretária de Assistência Social, Querida Moura, a conferência balizou as propostas mais urgentes e necessárias para o município, ao mesmo tempo que reuniu a gestão municipal e a população na luta por ações sociais de qualidade. “É muito importante para todos nós, gestores e sociedade, podermos reunir para discutir as políticas sociais, os problemas e as soluções dos mesmos em Parnarama”.

A presidente do CMAS, Larissa Vieira Rêgo, se mostrou satisfeita com a realização da VIII Conferência por ser um momento em que os usuários da política se fizeram presentes do início ao fim, contribuindo para identificar suas demandas e propondo ações que asseguram o aprimoramento do SUAS. “Além disso, não podemos deixar de agradecer à Prefeitura Municipal, que através da Secretaria de Assistência Social, muito se empenhou para concretizar esse momento, desde a mobilização das Pré-Conferências, para que tivéssemos sucesso. O resultado foi positivo para o município, discutiremos todas as propostas extraídas da Conferência dando contribuições para que o órgão gestor as coloquem em prática até a realização da próxima conferência”, assegurou.

A palestrante Luzinete Alves Ferreira, que é também especialista em Gestão Social com habilitação em docência do ensino superior e ex-secretária de Assistência Social de Parnarama, nos anos de 2008 a 2012, disse que o evento se configurou como oportunidade de promoção da participação e controle social que, em conformidade com a Constituição Federal e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, representam uma gestão democrática. “Foi uma grande satisfação voltar a Parnarama e poder contribuir, mais uma vez, com a consolidação do SUAS”, afirmou.

A conferência contou com dois momentos distintos, a ‘Conferencia Magna’ que apresentou um resgate histórico da política de assistência social em nível nacional e a ‘palestra’ sobre os eixos temáticos.

Texto: Cida Macedo jp551

Foto: Erick Costa/Wagner Medeiros






Fotos Relacionadas

Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PARNARAMA

CNPJ: 06.115.117/0001-05


Tel: (99) 3577-1391


E-MAIL: sec.admparnarama@gmail.com