Educação de Parnarama oferece II Formação do Programa Escola Digna O Município de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias, 30/06 e 01/07, a II Formação Escola Digna que aconteceu na Câmara Municipal, com a parti" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
01/07/2017
Educação de Parnarama oferece II Formação do Programa Escola Digna

Fonte: Site Oficial

O Município de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias, 30/06 e 01/07, a II Formação Escola Digna que aconteceu na Câmara Municipal, com a participação da secretaria, Gábia Silveira; do subsecretário, José Pinheiro; da articuladora Regional Pedagógica, Ana Lúcia Torres, dos professores, diretores e dos coordenadores pedagógicos do município, estes, público-alvo da formação. Participaram dessa capacitação cerca de 54 cursistas.

A capacitação teve por objetivo ofertar atualizações de conteúdos para aprimorar a prática pedagógica com a finalidade de oferecer resultados efetivos dentro e fora da sala de aula. As orientações têm como base o Caderno de Orientações Pedagógicas, material didático entregue na I Formação.

Gábia Silveira, ressaltou as gestões pedagógica, administrativa e financeira, abordadas na capacitação como temas relevantes para otimizar o trabalho na educação do município. “Receber a teoria e levarmos o que aprendemos para a prática é sempre proveitoso e importante para todos nós que estamos na educação pública do município. E a importância desse momento está justamente nesse aprendizado, nos questionamentos, esclarecendo as dúvidas e tendo a oportunidade de podermos trabalhar da forma mais correta possível”.

Para a técnica e articuladora pedagógica, Auricélia Nunes de Oliveira, que participou dessa mesma formação, no mês de junho, em São Luís, a capacitação em Parnarama foi muito proveitosa, as dúvidas foram todas esclarecias, dentre elas, a de que o gestor é o protagonista da gestão democrática e que o mesmo deve acompanhar todo o processo dentro da escola, e também os objetivos foram alcançados. “Acredito que todos nós que participamos dessa formação saímos mais preparados para a nossa atuação na educação. Acredito também que todos nós entendemos que dentro de uma escola existe uma equipe gestora, que a mesma é composta pelo diretor, coordenador pedagógico e pelo supervisor, e que, embora cada um tenha o seu papel, todos devemos trabalhar juntos e democraticamente em busca da qualidade do ensino e da aprendizagem”, explicou.

Reforçando as palavras de Auricélia, a também articuladora pedagógica, Elmira Barbosa Barros, disse que a formação ofereceu uma grande contribuição, especialmente às pessoas que estão vendo esse trabalho pela primeira vez. “Vemos de forma muito positiva todo processo que contribui para a conscientização, que cria oportunidades de novos aprendizados e agrega benefícios, como é o caso das formações que estamos recebendo. Reforçamos o aprendizado de que sozinhos não fazemos educação, porque precisamos estar todos de mãos dadas para que ela a educação seja de qualidade. Precisamos nos unir”, afirma.