Parnarama sediou com êxito o I Encontro de Políticas Públicas parar Pessoa com Deficiência O município de Parnarama nesta última quarta-feira (25/09) foi sede do I Encontro de Políticas Públicas parar Pessoa c" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
27/09/2019
Parnarama sediou com êxito o I Encontro de Políticas Públicas parar Pessoa com Deficiência

Fonte: ASCOM / ARISTEU CARVALHO

O município de Parnarama nesta última quarta-feira (25/09) foi sede do I Encontro de Políticas Públicas parar Pessoa com Deficiência, e superou todas as expectativas de participação de acordo com a organização.

O evento foi realizado nas dependências do Ginásio Poliesportivo Anísio Batista, no centro da cidade e contou com a participação de comitivas vindas do município de Timon e Matões.

De acordo com o Coordenador Geral do encontro, Aristeu Carvalho, disse que a união dos 04 (quatro) municípios (Timon, Parnarama, Matões e São Francisco) em realizar em este primeiro Encontro Regional, foi Fortalecer a luta e a efetivação das políticas públicas para as pessoas com deficiência, que teve como tema central: “Abraçar para Incluir”.

A programação do evento, iniciou com a inauguração da Casa de Atendimento Educacional Especializado – AEE, um sonho que foi realizada pelo prefeito Raimundo Silveira, que junto com a Secretária de Educação, Gabia Silveira, estão revolucionando um avanço na qualidade da educação no município.

O evento contou também com a apresentação musical do projeto piauiense chamado Música Eficiente, que emocionou muitos que estavam presentes, o projeto é coordenado pelo músico, João Gilberto, que também foi um dos palestrante e falou da Importância da musicoterapia para o desenvolvimento cognitivo da pessoa com deficiência.

A Secretária Adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedihpop, Beatriz Carvalho, além de participar ativamente do evento, prestigiou o município com uma belíssima palestra e proferiu sobre: Políticas Públicas e Direito das Pessoas com Deficiência.

Matões participou ativamente do encontro com uma comitiva composta pela Secretária de Assistência Social, Nety Pereira, pelos assessores técnicos e coordenadores, além de uma grande participação de membros da APAE do município, coordenadas pela sua presidente Marinalva.

Timon também trouxe uma grande comitiva, dentre eles, destacamos o Secretário Municipal dos Direitos Humanos, Daniel Coimbra, de representantes da Associação dos Deficientes Visuais, Associação do Deficientes Físicos, Associação dos Surdos, Morhan e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, além da Senhora Regina que no ato esteve representando a senhora Florisa diretora da Regional de Saúde de Timon.

Durante o encontro, foram também debatidos os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência como: Direito ao Trabalho; Habilitação Profissional e Reabilitação Profissional; Direito à Moradia e Acessibilidade; Autoconhecimento para Elevação da Autoestima; Benefício de Prestação Continuada (BPC), Aposentadoria por Invalidez e Educação Inclusiva; e Fortalecimento do Controle Social nas Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.

Texto: Aristeu Carvalho