23/06/2017
Educação de Parnarama participa do II Encontro Formativo da Assessoria Técnica-Pedagógica

Fonte: Site Oficial

Representando o Município de Parnarama no II Encontro Formativo da Assessoria Técnica-Pedagógica, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação, no Convento das Mercês, Centro Histórico, de 19 a 23, as técnicas e articuladoras pedagógicas municipais, Auricélia Nunes de Oliveira e Elmira Barbosa Barros, da Secretaria Municipal de Educação, destacam a gestão democrática como um dos pontos mais relevantes da capacitação.

A segunda capacitação teve por objetivo oferecer conhecimentos aos educadores municipais inseridos no programa Escola Digna, com destaque para a construção do projeto politico pedagógico.

Segundo Auricélia Nunes de Oliveira, o projeto político pedagógico é que vai nortear todas as ações dentro da escola. “Abordar a temática gestão democrática, vejo como ponto relevante dessa capacitação a revitalização do

projeto político pedagógico, e também a elaboração de um projeto para as escolas que ainda não possuem, achamos bastante importante porque o projeto político pedagógico é a alma da escola, ele é referência, é o documento que vai nortear os trabalhos pedagógicos”.

Elmira Barbosa Barros, esclarece que o projeto não é novo, porém, há certa falta de aceitação para que ele seja plenamente efetivado, o que termina por comprometer a sua execução e até mesmo a sua importância. “Tudo com relação ao projeto político pedagógico visa a aprendizagem do aluno, esse é o seu foco principal, mas é um trabalho complicado, e o que tem sido bastante enfatizado nessa capacitação é que as pessoas precisam compreender o que é o projeto, de fato, que ele é importante, é necessário e deve ser executado justamente em prol da aprendizagem do aluno, pois esse é o objetivo”, explica.

O projeto político pedagógico trabalha com várias questões, e envolve toda a comunidade, a escolar, a equipe gestora, os professores, diretores, os servidores, a sociedade civil e a família, ao longo do ano letivo, e contamos com a participação de todos. “Na própria elaboração do documento cada segmento é representado. O município de Parnarama já trabalha com o projeto político pedagógico, mas a partir de agora, com essa orientação, precisamos executar o processo de revitalização, e trazer à vida esse documento, porque ele é necessário e fundamental para a escola e para o estudante”, assegura Auricélia Nunes de Oliveira.

As articuladoras pedagógicas esclarecem ainda que o projeto político pedagógico se adapta a cada município e a cada escola de acordo com as necessidades de cada lugar, pois cada escola tem a sua realidade, avaliando questões as necessidades, o currículo escolar, e outras. Destacaram ainda a importância da formação e o quanto ela contribui para o fortalecimento da aprendizagem. “Sempre aprendemos um pouco mais para podermos repassar à equipe de gestores escolar e coordenadores. Aqui tudo foi necessário e importante para que a gente dê continuidade da melhor forma possível ao ensino”, afirma Elmira Barbosa Barros.