Representantes de Parnarama participaram de Encontro Técnico do Pnae Representantes do Município de Parnarama participaram, nos dias 21 e 22, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, em São Luís, do “Encontro" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
22/06/2017
Representantes de Parnarama participaram de Encontro Técnico do Pnae

Fonte: Site Oficial

Representantes do Município de Parnarama participaram, nos dias 21 e 22, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, em São Luís, do “Encontro Técnico do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae)”, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Participaram do encontro, a secretária de Educação de Parnarama, Gábia Silveira; a nutricionista, Telma Rodrigues; o chefe do departamento de Assistência ao Educando, José Neto, e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, Vera Lúcia de Sousa Lima.

O objetivo do encontro foi oferecer orientação e capacitação a todos que trabalham diretamente com a alimentação escolar no município, gestores, nutricionistas e os conselheiros de alimentação escolar, abordando assuntos como execução do programa, compras, prestação de contas e outros. Os participantes do encontro contaram com palestras e atendimentos individualizados pelos técnicos do FNDE, de Brasília.

Para a secretária Gábia Silveira, o encontro esteve bem representado pelo município de Parnarama, e teve grande relevância para todos, que, de acordo com as normas e orientações do FNDE, tem melhorado a execução de seus trabalhos no município. “Esse momento de compartilhar informações é muito importante para todos nós, principalmente para os municípios que estão com nova gestão. Precisamos estar alinhados com as diretrizes do FNDE, cumprir as resoluções e as normas do programa, com vistas a melhorar, cada vez mais, as nossas ações”, afirma.

Gábia Silveira ressalta que, pela complexidade do programa, as informações e esclarecimentos que estão sendo oferecidos somente agora, seriam de grande utilidade no início do ano, pela relevância das ações que só podem ser executadas através do programa. “As ações do Pnae são relevantes demais, e muitos problemas e pendências poderiam ter sido resolvidos e sanados. Mas nunca é tarde para se obter orientações e todas elas são extremamente importantes para todos nós”, afirma.

De acordo com a presidente do CAE, Vera Lúcia de Sousa Lima, o conselho desenvolve um trabalho atuante e contínuo em Parnarama, e para isso recebem todo o apoio do Município. “Temos que estar atentos à qualidade da merenda, pela importância que ela tem para os alunos, para alguns, ela é a refeição principal, então tem que ser de qualidade. A presença do conselho é muito importante, mas eu vejo também o empenho da gestão em fazer uma administração transparente. Vejo o esforço da secretária Gábia, ao entender a importância desse conselho para a fiscalização da merenda escolar”.

Entenda o Pnae

Implantado desde 1955, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), oferece alimentação escolar e ações na área de educação alimentar e nutricional, o que contribui, sobremaneira, para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e também para a criação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes.

O Programa é destinado aos alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público). De acordo com o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, o Programa tem caráter suplementar, ao determinar que o dever das três esferas governamentais: União, estados e municípios, com a educação é efetivado mediante a garantia da "educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até cinco anos de idade" (inciso IV) e o "atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" (inciso VII).