Movimento dos Atingidos por Barragens realiza audiência pública com Município de Parnarama e Governo do Estado A Prefeitura de Parnarama participou nesta quarta-feira, 14, no Centro de Convivência dos Idosos - CCI, da Audiência Pública promovida pelo Movimento dos Atingidos" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
14/06/2017

Fonte: Site Oficial

A Prefeitura de Parnarama participou nesta quarta-feira, 14, no Centro de Convivência dos Idosos - CCI, da Audiência Pública promovida pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, em Parceria com o Movimento Quilombola do Maranhão – MOQUIBOM. Na oportunidade, as comunidades apresentaram suas necessidades, como também as suas potencialidades.

A audiência teve por objetivo promover o diálogo entre os atores e planejar um desenvolvimento social e econômico, partindo das necessidades concretas das comunidades, para garantir o acesso aos direitos fundamentais, como educação, saúde, e outros.

O secretário de Agricultura de Parnarama, Rildânio Barros, disse que o Município já reuniu outras vezes com representantes do MAB, e na oportunidade apresentou aos presentes as ações que já estão sendo realizadas pelo Município. “É determinação do prefeito Raimundo Silveira, receber todas as comunidades, e, dentro do possível, atendermos às reivindicações apresentadas, apoiamos a realizações desta audiência e vamos continuar a lutar pela melhoria da qualidade de vida e dos direitos de todos”.

Segundo a presidente do MAB, Maria Gonçalves, a audiência é resultado da jornada de luta realizada pelo MAB, e reunir com representantes dos governos do Município e do Estado, e com as instituições foi muito importante, no sentido de buscarem, juntos, alternativas para os problemas comuns às comunidades presentes. “Esse momento foi muito importante, precisamos fortalecer as comunidades através da melhoria das estruturas de convivência e lazer, debater sobre a inclusão e os projetos produtivos para a produção de alimentos e a geração de renda. Estamos reivindicando a melhoria e a qualidade da energia elétrica e também da distribuição de água para todos. Essas foram algumas questões tratadas na audiência”.

Presente à Audiência Pública, os representantes das comunidades de Baixão Grande, Baixão do Coco, Canafístula, Paiol do Centro e as Comunidades Quilombolas, Guerreiro, Tanque da Rodagem, São João, Tanques de Melquiades e Mandacaru.

Participaram da Audiência, o vice-prefeito, Gilson Moura; o secretário Municipal de Administração, Gutemberg Barros; os representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, Talita Lindoso e Rogério Oliveira; o executivo de relacionamento da Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, Renato Mendes; a representante da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, Aline Beatriz; e a assessora do Governo do Maranhão, Margarete Cutrim, que comprometeu-se em levar as demandas apresentadas, e que em breve dará o retorno para as de competência do nível estadual.