PALAVRA DO PREFEITO Prefeitura de Parnarama faz balanço positivo dos 100 dias já contabilizando inúmeras ações Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
14/04/2017
PALAVRA DO PREFEITO Prefeitura de Parnarama faz balanço positivo dos 100 dias já contabilizando inúmeras ações

100 dias de Gestão
Fonte: PM Parnarama

O Governo Municipal de Parnarama completa 100 dias, e nesse tempo, pouco tempo, mostrou o seu compromisso de governar para toda a população, indistintamente, mas, prioritariamente para os que estão, há tempos, a espera de serviços e direitos considerados essenciais à sociedade como saúde, educação, segurança e uma assistência social digna, todos com a qualidade e o merecimento do povo de Parnarama.

Estamos ainda no início, e muito trabalho nós temos pela frente, mas já podemos ressaltar ações de grande importância, que já deixam a marca da nossa gestão, como as duas grandes inaugurações que fizemos recentemente, a Escola São Francisco, no Povoado Bonitão, construída pelo Governo do Estado, a escola permite o acesso a uma educação de qualidade, com o conforto e a segurança que toda criança em idade escolar merece. A praça Nossa Senhora das Graças, também em parceria com o Governo do Estado, entregamos totalmente restaurada à população, um espaço público de grande utilidade, e com muita alegria, vejo que já está sendo usado e ocupado pela população, pois os espaços públicos, como as praças, quando ocupados, nos permite imprimir ainda mais a nossa identidade e exigir que a segurança se estabeleça para todos.

Sanamos dois grandes problemas que a população tanto reclamava, a falta de limpeza e falta de iluminação pública. Agora a cidade conta com a coleta adequada do lixo e a rede de iluminação pública, que está parcialmente restaurada e em breve a cidade estará totalmente iluminada.

Na Administração, regularizamos o Fundo de Previdência Municipal, a criação dos conselhos, com reuniões periódicas e periciais às terças-feiras e a manutenção do Setor de Identificação e da Junta de Serviço Militar, e informatizamos todos os serviços internos.

Podemos destacar ações de grande importância no que diz respeito à agricultura do Município, através da Secretaria, participou do seminário promovido pelo Governo do Estado, voltado ao homem do campo e à agricultura em geral, após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Estado, já elaborou o Plano Rural de Desenvolvimento Sustentável do Município, trabalho realizado com a participação das agricultoras e agricultores rurais. A assinatura desse acordo está nos permitindo planejar e executar o desenvolvimento rural sustentável e de qualidade em Parnarama, e o que é mais importante, com a participação efetiva da comunidade rural.

Firmamos parceria importante com os representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que nos pediram apoio para suas reivindicações e nós prontamente atendemos. Após a reunião nos comprometemos a realizar audiências públicas, com as presenças do Ministério Público Estadual, com o INCRA e com a CEMAR, parceiros fundamentais para que possamos verificar as denúncias e tomarmos as providências necessárias para garantir o auxílio às suas demandas, vamos chamar a todos, para juntos, atendermos aos anseios e as necessidades reais da população.

Setor fundamental da gestão pública, a Assistência Social, também firmou parcerias importantes com o Governo do Estado, interatividade que contribui sobremaneira para que o nosso município participe de grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Formalizamos a Pactuação Técnica de Gestão do Bolsa Escola, realizamos a entrega dos cartões do Programa para cerca de 300 beneficiários, participamos das ações promovidas pelo Dia Internacional da Mulher e da Reunião Técnica de Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência Social, promovidas pelo Governo do Estado. Reconhecemos a valiosa importância da parceia com os conselhos, estamos reativando todos eles, os membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Parnarama, após eleição, tomaram posse em março, para o biênio 2017/2019, pela Portaria 77/2017, da Prefeitura do Município. Também em março, nós demos início ao trabalho desenvolvido com a terceira idade no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Nos organizamos para que Parnarama tivesse um carnaval democrático, como de fato teve, quero destacar, mais uma vez, a importante colaboração do Governo do Estado, e também o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com as demais secretarias, colaboradores conscientes de suas responsabilidades e dos seus compromissos com a sociedade. Cuidamos da segurança, dos atendimentos, das prevenções, das responsabilidades e de todas as fiscalizações que precisamos fazer para garantir o direito e a diversão de todos, como de fato foi o nosso carnaval. Os gestores, auxiliados por suas equipes não mediram esforços para que os quatro dias de festa fossem dias de harmonia, e não tivemos nenhuma ocorrência fora da rotina. Ressalto o apoio especial da vice-prefeitura, das Secretarias, de Saúde, Assistência Social, Cultura, da Mulher, do Esporte e toda a equipe do Município de Parnarama que esteve diretamente unida e comprometida no sentido de fazermos uma grande festa. Assim o Município tem realizado e vai continuar a realizar todas as ações, sempre em conjunto com os órgãos que trabalham pelo Município, a Prefeitura, o Ministério Público, o Poder Judiciário, as Polícias Militar e a Civil.

Ainda para o carnaval, produzimos material informativo, intensificamos a segurança para todos e também para o patrimônio público municipal, providenciamos as capacitações para os ambulantes e para o pessoal da segurança para garantir um carnaval com saúde e tranquilidade. Na segurança privada, contamos com a parceria da Polícia Militar (PM), sob as instruções do oficial da PM do Maranhão, Tenente Wesley Pessoa de Moura que ministrou a capacitação dos 17 homens selecionados para trabalhar no período. É com orgulho e ciência que afirmo que a Prefeitura de Parnarama está muito bem organizada e temos seguido trabalhando de forma sincronizada, e o nosso objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população.

A Educação é um direito fundamental, ela possui um impacto muito grande na vida de todos nós, por isso, estamos comprometidos com o seu desenvolvimento. Estamos iniciando um governo voltado para fazer de Parnarama um lugar melhor para toda a população, e a Educação é o caminho por onde começa e deve continuar todos os avanços. Estamos nos empenhando com todo esforço, no sentido de buscar e criar os mecanismos para que os baixos índices sejam elevados, pois estamos construindo no presente para que não falte nada no futuro. Quero ressaltar o papel importante do professor para o desenvolvimento e o crescimento de todas as pessoas, de todos nós, ser professor é coisa de Deus, pois o ofício de ensinar só é possível porque todos os Mestres gostam imensamente do que fazem. Realizamos a Semana Pedagógica como marco dos trabalhos que são estendidos a todos, porque desde os primeiros dias da nossa gestão, estamos trabalhando incessantemente. Tenho plena consciência que se quisermos uma sociedade digna, temos que começar justamente pela educação, porque somente ela é capaz de construir para a vida inteira, a educação é um transformador social. O Projeto Soletrando – ‘Minha Leitura, Meu Mundo’, consiste de um concurso entre os alunos e está sendo um evento inovador idealizado pela secretária, Gábia Silveira, estimulando o gosto dos alunos pela leitura, enriquecendo o vocabulário e desenvolvendo as competências de escrita nos alunos, contribuindo assim, com a qualidade de ensino.

Pela Educação do Município, assinamos o Protocolo de Intenções do Programa de Combate às Drogas, uma parceria entre o Município de Parnarama e o Governo do Maranhão, através da Polícia Militar (PM), representada pelo oficial da PM, Tenente Wesley Moura, com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização junto aos jovens e suas famílias acerca dos perigos advindos do uso de drogas.

Além das inúmeras ações que já foram e estão sendo viabilizadas pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, a passagem pelo Dia Internacional da Mulher, reuniu um público expressivo das protagonistas da data. Fizemos a ‘Manhã de Beleza’ e promovemos o Seminário “Com licença, vamos a luta – Pelo fim da violência contra mulher”, e instituímos a ‘Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher’, trabalhos que ressaltaram a necessidade, urgente, das lutas por igualdade, da importância da autoestima, do reconhecimento pelos direitos legais e da importância que a mulher tem nas sociedades e no mundo.

Na Saúde, uma das prioridades da nossa gestão, temos contabilizado grandes avanços, hoje oferecemos serviços que a população há tempos não recebia mais. Demos início ao Mutirão de Vacinas, e vamos continuar, ao longo de toda a gestão, atualizando as carteiras das crianças, jovens, adultos, gestantes e dos idosos. Fizemos o Mutirão do Glaucoma, e nele atendemos cerca de 250 pessoas. A Secretaria de Saúde tem se estruturado e levado um serviço cada vez melhor à população, disponibilizou transporte para os pacientes renais, reabasteceu a Farmácia Básica, reativou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, esse último, com nova estrutura física, inaugurou duas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros São Francisco e Terra Nova e realizou várias capacitações técnicas, em pouco tempo de gestão.

Tão logo assumiu, a nova gestão da Secretaria de Esporte deu início a várias ações, participou da reunião de gestores promovida pelo Governo do Estado, conheceu os programas que podem ser realizados em parceria, e já realizou torneios de futebol de campo e de salão, masculino e feminino, tanto na sede quanto na Zona rural, de janeiro a março foram realizados cinco torneios de futebol masculino e feminino, todos com premiações. E estamos apoiando outros esportes, como o judô, a capoeira, o voleibol, handebol, judô, ciclismo, o badminton e outros que forem surgindo ao longo do tempo.

Com relação ao meio ambiente, reunimos com o secretário estadual e tratamos da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que vai nos possibilitar executar projetos fundamentais para o desenvolvimento do município, para a realização da Semana do Meio Ambiente, em junho, e asseguramos a inclusão de Parnarama na segunda fase do ‘Programa Maranhão Verde’.

E por último, ainda essa semana, através da Secretaria Municipal de Administração, cumprimos o acordo realizado de forma voluntária, sem nenhum vínculo obrigacional, apenas com a melhor das vontades e senso de justiça, resolvemos a situação dos servidores e realizamos os pagamentos do mês de dezembro, do Fundo de Aposentadoria e Pensões (FAPEN), este integral, 50% dos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, 50% dos Agente Comunitário de Saúde e de Endemia (ACS) e Agente Comunitário de Endemias, problemas e irregularidades deixadas pela gestão passada.

Mas como disse no início, estamos apenas começando, sei que a expectativa é grande, e nós temos ainda muito trabalho pela frente, mas eu tenho a certeza ainda maior, que, com a bênção de Deus e unidos em um só propósito, nós haveremos de conseguir fazer um grande governo.

O meu muito obrigado a todas e a todos!




Fotos Relacionadas

Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PARNARAMA

CNPJ: 06.115.117/0001-05


Tel: (99) 3577-1391


E-MAIL: sec.admparnarama@gmail.com