Parnarama intensifica Mutirões de combate ao Aedes Aegypti A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, e com toda a mobilização d" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
12/04/2019
Parnarama intensifica Mutirões de combate ao Aedes Aegypti

Profissionais de Endemias se juntam aos ACS e NASF no combate à Dengue no município.

A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, e com toda a mobilização do Agentes de Endemias, Agentes Comunitário de Saúde e equipe do NASF, iniciou no município mais um Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti.

O Mutirão de Saúde tem como principal objetivo, o combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O bairro Agrovema foi um dos bairros que tiveram os trabalhos dos profissionais envolvidos neste mutirão, isso porque há um grande número de focos do mosquito após feito o levantamento do LIRA, que é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do mosquito.

As atividades realizadas neste mutirão, foi a visita nos imóveis do bairro e feito in loco a inspeção de qualquer possível criadouro do mosquito, assim como as residências e pontos críticos das ruas sem moradores estarem residindo no imóvel.

Todos os agentes de endemias do município trabalharam de forma integrada com todas as secretarias municipais em visitas domiciliares, trabalhos de limpeza, dispersão de inseticida e ações educativas. Na área trabalhada existem aproximadamente 850 imóveis. A equipe de operação de inseticida realizará vistoria e aplicação de inseticida com ação residual nos pontos estratégicos como borracharia, ferros-velhos e recicladoras e fará a aplicação de fumacê costal para contenção de barreiras, o que evita a emigração do vetor para outras localidades.

De acordo com o Coordenador de Endemias, Júlio César, foi feito um Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) amostral, realizado no mês de fevereiro, e a região da Agrovema ainda apresentou um alto índice de proliferação do mosquito, justificando a necessidade de realização do referido mutirão. “Os indicadores mostram que os criadouros do mosquito se encontram em vasos de plantas e frascos com água, bebedouros de animais, tanques, piscinas com água não tratada, calhas e lages. O que é resolvido através do trabalho educativo e não com o mutirão de limpeza”, explicou o Coordenador de Endemias.

Para a Secretária Municipal de Saúde Márcia Silveira, é preciso que haja uma união de todos no combate ao mosquito, a prefeitura através da secretaria faz, e fará sua parte nesta luta, mas é preciso que a nossa população também se junte a nós, pois somente assim pode-se eliminar e combater este mosquito, disse a Secretária.

Conhecendo o bairro Agrovema na visão do Agentes de Endemias.

O bairro Agrovema, possui uma área territorial imensa, e nesta área contêm: 1.415 Residências, 69 Comércios, 617 Terrenos Baldios, 685 outros tipos de imóveis, sendo que todos distribuídos em 141 Quarteirões, o que totaliza na área uma população de 5.261 habitantes.