Reunião da Comissão Intergestora Regional aprova projeto de implantação de novo NASF em Parnarama Aconteceu nesta quarta-feira, 31, na Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
31/05/2017

Fonte: Site Oficial

Aconteceu nesta quarta-feira, 31, na Unidade Regional De Saúde de Timon, reunião da Comissão Intergestora Regional – CIR, que tratou de diversas pautas pertinentes à saúde, dentre as quais, a implantação de um outro Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, pleiteada pelo Município de Parnarama. A Unidade Regional é composta pelos município de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco.

A CIR reúne uma vez por mês, quando são colocadas em discussão diversas questões referentes à pasta de cada município. Apresentado pelo secretário de Saúde de Parnarama, Luis Ribeiro, e sua equipe, o projeto para instalação de um segundo Núcleos de Apoio à Saúde da Família NASF, foi aprovado por unanimidade, nessa primeira instância. “De acordo com a legislação, estamos aptos a solicitar outro NASF. Já contamos com um que contempla sete equipes de estratégias da família, mas já temos 14. A partir de agora, o projeto será encaminhado à Comissão Intergestora Bipartite, e posteriormente à Comissão Intergestora Tripartite, esta última, é do Ministério da Saúde”, detalha o secretário.

Ele explica ainda que após ser aprovada a proposta, o Ministério da Saúde emite a resolução, já autorizando a manutenção do serviço desse programa no município, e que o mesmo já possui um local para funcionar.

Os NASFs, oferecem apoio e consolidam a atenção básica de saúde, ampliando as ofertas dos serviços de saúde, a estratégia da família, à atenção primária e outras especialidades como nutricionista, fisioterapeuta, e outros de acordo com as demandas de cada lugar.