SEMED realiza a Jornada Pedagógica com tema: “Construindo caminho para uma aprendizagem significativa”. Secretaria Municipal de Educação com apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, realizou a JORNADA PEDAGÓGICA 2019. O evento que ocorreu do dia 30/01 a" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
05/02/2019

Com participação de Centenas de professores e diretores da educação municipal, a Jornada Pedagógica em Parnarama foi considerada um sucesso entre os profissionais da educação.

Secretaria Municipal de Educação com apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, realizou a JORNADA PEDAGÓGICA 2019. O evento que ocorreu do dia 30/01 a 01/02, e contou a presença de palestrantes renomados, dentre eles o Professor Doutor e escritor de diversas obras em educação, Casemiro Campos, que explanou temáticas significativas que contribuirão com a aprendizagem dos nosso alunos e melhor formação de nosso corpo docente.

Também estiveram presentes o Secretário de Educação Joaquim, da cidade de Rosário no maranhão, que trouxe valorosa contribuição com a explanação do Projeto “BANCO DO SABER”, que tem como alvo incentivar as crianças a estudarem e brincarem por meio uma metodologia criativa e inovadora para as escolas. O projeto reduziu a evasão escolar a zero desde sua implantação na cidade de Rosário – MA e aumentou significativamente a aprendizagem dos alunos, iniciativa louvável que também será aplicada em nosso município nas turmas do 2º e 5º ano neste primeiro semestre.

Outra temática importante abordada na jornada e que tem tido resultados positivos, é a Educação Empreendedora; A equipe do SEBRAE da cidade de Timon/MA, esteve presente explanando os projetos que são desenvolvidos nas escolas que lograram grande êxito. A ideia é implantar o projeto em nossas escolas com vistas a despertar nos alunos seus dons e no futuro montarem seus próprios negócios.

A programação da Jornada da Educação foi bastante aproveitada, e ainda contou com a presença do professor Francisco Daniel e autor do Projeto “INOVA BRASIL”, voltado para contribuir com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, com materiais complementares que ajudarão o professor a exercer melhor sua prática em sala de aula, nas disciplinas de Matemática e Português.

Durante o evento, houve o lançamento do Livro Didático que trata da História e Geografia do município de Parnarama e do Estado do Maranhão de autoria da professora e historiadora Lenice Coimbra, pela Editora Cultura. A equipe da editora fez explanação da obra e do objetivo desta ação. O livro, que conta a história de nossa cidade, será utilizado nas escolas municipais para fazer cumprir a Lei Municipal que trata do conhecimento local como parte integrante na grade curricular.

abertura do Ano Letivo de 2019 contou com a presença de mais de 450 professores, gestores escolares municipais e da iniciativa privada, coordenadores pedagógicos e supervisores. Também estiveram presentes, o secretário de planejamento, Breno Silveira, o vice-prefeito Gilson Moura, a primeira dama Girlene Soares e o vereador Joílson Soares.

Para a Secretária Gabia Silveira, o evento só tem a somar, pois abre novos caminhos para a construção de uma educação de qualidade que nossos alunos merecem. Pois como disse Paulo Freire “A educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo”. Muito grata a Deus por tudo que vivenciamos e compartilhamos!!!

Texto: SEMED/ASCOM