Secretaria de Saúde participa de reunião na Comissão Intergestora Regional – CIR Secretaria Municipal de Saúde, dentro do seu objetivo de cada vez mais melhorar a saúde pública dos Parnaramenses, encaminhou uma comitiva de técnicos " property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
29/01/2019

Técnicos e Assessores da Secretaria de Saúde de Parnarama, participaram e acompanharam a aprovação de pautas importantes para o município.

Secretaria Municipal de Saúde, dentro do seu objetivo de cada vez mais melhorar a saúde pública dos Parnaramenses, encaminhou uma comitiva de técnicos e assessores do SUS para participarem da reunião da CIR – Comissão Intergestora Regional em Timon.

reunião aconteceu na última terça-feira (22/01) na sede da CIR, localizada na Avenida Viana Vaz, no centro de Timon-MA.  O evento contou com a presença dos Secretário de Saúde dos municípios que compõem a regional, Márcio Sá de Timon, Raimundo Neto de São Francisco, Daniel Marques de Matões e Márcia Silveira de Parnarama, além dos secretários, participaram também, o promotor de Justiça da área da Saúde, Antônio Borges, a Diretora da CIR de Timon, Florisa Batista de Carvalho Santos, o Presidente do COSEMS/MA o Dr.º Vinicius Araújo, do Coordenador das Regionais de Saúde do Maranhão, Dr.º Aristeu Marques, da Apoiadora do COSEMS/MA, Eliete Carneiro, do Diretor da UPA de Timon, Ana Patrícia Dantas  Bringel, da Diretora do Hospital Alarico Nunes Pacheco, Gardênia Carvalho de Paula, do Assessor Técnico da Regional de Saúde de Timon, Leonardo Davis, da Coordenadora da Atenção Básica de Parnarama, Ivana Beatriz, da Diretora do Hospital São Domingos, Zélia da Silva Pereira, da Coordenadora de Regulação do SUS em Parnarama, Everana Pinheiro, dos Assessores Técnicos de Parnarama, Aristeu Carvalho e Sergiany Macedo.

reunião teve como principais pautas, a Aprovação da Capacidade Instalada do Planejamento Regional (PRI) e a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde – PGASS.

PGASS é um dos instrumentos em gestão que viabiliza o PRI, consistindo em um processo de negociação e Pactuação intergestores em que são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos, no âmbito da região. Após as apresentações das capacidades instaladas em cada município e discussões feitas quanto a PGASS, e após tiradas as dúvidas dos participantes, ambas das pautas foram aprovadas por unanimidades e serão encaminhadas à Comissão Intergestora Bipartite – CIB e por consequente ao Ministério da Saúde através da Comissão Intergestora Tripartite.

Secretário de Saúde, Márcia Silveira, participou da reunião, e levou alguns membros que compõem à sua assessoria na saúde. “Não quero perder nenhuma reunião, pois todas elas são importantes para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de saúde que devemos implantar no município, os quatro municípios da regional trabalham na mesma sintonia, pois somente desta forma que iremos poder melhorar a prestação dos serviços em saúde na região”. Disse a Secretária.