SAMU Regional realiza treinamento com o SAMU de Parnarama A Secretaria de Saúde de PARNARAMA por meio da Coordenação do SAMU-192 do município, realizou nos" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
14/12/2018
SAMU Regional realiza treinamento com o SAMU de Parnarama

Profissionais do SAMU de Parnarama recebem treinamento prático e simulações realista nas vias públicas

A Secretaria de Saúde de PARNARAMA por meio da Coordenação do SAMU-192 do município, realizou nos dias 07 e 08/12 um Treinamento em TRAUMA, ministrado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Caxias).

Participaram também do treinamento do SAMU de Parnarama, a equipe do SAMU de Matões, que na oportunidade, por motivos de custos e por conta do município está há poucos quilômetros (24Km) do município, foram beneficiados pelo treinamento.

Ao total, foram beneficiados 13 (treze) profissionais do SAMU PARNARAMA e 08 (oito) de Matões. O treinamento contou com a participação dos instrutores de Caxias, Moacir e Yago Guimarães (Enfermeiros), Ítalo George e Marcos Daniel (Condutores Socorrista) e Erivelton Guimarães (Técnico Socorrista), além do Coordenador do SAMU de Parnarama, o Enfermeiro Ronaldo Pinheiro.

De acordo com os instrutores do treinamento, a finalidade do treinamento é promover melhorias na qualidade dos serviços de salvamento e resgate no município. O treinamento aconteceu nas vias públicas da cidade, utilizando das mais variadas situações que possam ocorrer em um chamado.

Segundo a Secretária de Saúde de Parnarama, Márcia Silveira, este treinamento visa aumentar em muito, as chances de sobrevivência das vítimas, além de proporcionar a interação dos profissionais da área, tornando-as significativas por servirem como ferramenta na troca de informações e aumento do conhecimento, por isso que ela mesmo fez questão de comparecer aos treinamentos do SAMU, e assim pode comprovar o tão quanto é importante capacitar e treinar estes profissionais.

De acordo com o Coordenador do SAMU de Parnarama, Ronaldo Pinheiro, o treinamento dos profissionais de Parnarama, como os de Matões, foram muitos satisfatórios e proveitoso por todos os envolvidos, pois foram trabalhados a abordagem ao Trauma, Estações Práticas, além de simulações realista, obtendo assim um bom rendimento por parte de todos os profissionais capacitados neste treinamento.