Médicos e Enfermeiros da Atenção Básica são treinados sobre emissão de Declaração de Óbito. A Secretaria Municipal de Saúde de Parnarama-MA, através do Departamento da Coorde" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
29/11/2018

Declaração de Óbito é tema de Reunião da Secretaria Municipal de Saúde com os Médicos do Sistema Único de Saúde do município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnarama-MA, através do Departamento da Coordenação de Atenção Básica do Município em parceria com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica realizou na manhã desta segunda-feira (26/11), na Sala de Reuniões no Prédio Centro Administrativo, localizado na Rua Pedreiras S/N, uma reunião sobre Declaração de Óbito e Nascidos Vivos, ministrada pela Coordenaradora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Estado do Maranhão Clary Anne Mota, onde teve a participação do Técnico Administrativo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Marculino Augusto do Município de Timon-MA e a Médica e Assessora Técnica da Regional de Saúde do Estado de Timon-MA, Drª Fátima Parentes.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Parnarama, Márcia Silveira, sentiu-se muito agradecida pelo apoio e aparticipação da Regional de Saúde nesse treinamento, pois essa temática no que diz respeito tanto às Declarações de Óbitos quanto ao registro de nascidos vivos é de fundamental importância para a gestão do SUS no município, pois o controle e a responsabilidade é muito grande neste quesito, disse a secretária.

O treinamento contou em média com 25 participantes sendo bastante positive a participação de todos, pois foi um momento de esclarecimentos de várias duvidas dos profissionais contribuindo ainda mais na Emissão das Declarações de Óbitos e Nascidos Vivos em tempo oportuno e mostrando aos Profissionais Médicos em que situações os mesmos devem ou não emitir, tendo um respaldo e evitando certos tipos de constrangimento aos familiares que buscam o serviço e sabendo assim orientar ao mesmo sobre que medida toma nos caso em que por lei os Médicos não devem assinar. As Enfermeiras foram convidadas, pois visto que é a essa classe que os usuários procuram de imediato para melhor orienta-los.

O Diretor Clínico Drº Germanno Almeida ficou com a função de repassar todas as informações pertinenets à reunião aos Médicos Plantonista do Hospital de Urgência do Município.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica Ivana Beatriz, agradeceu a presença de todos que compareceram a essa reunião, pois foi de extrema importância, visando reduzir problemas em emissões de Declarações de óbitos e Nascidos Vivos tanto para Médicos quanto para os usuários. Melhorando cada vez mais a Assistência em Saúde prestada a população Parnaramense.