06/11/2018
CAPS de Parnarama realiza exposição e venda de artesanato em bazar

“Feitos por nós”, assim foi denominada a feira de produtos artesanais confeccionados pelos pacientes do CAPS.

Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial realizou na manhã desta terça-feira (06/11) uma Feira com exposição e venda de artesanatos feitos pelos pacientes que são atendidos pelo CAPS do município.

Foi iniciado às 08:00h na praça São Luís no Centro da Cidade, com a exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). No evento, são encontrados trabalhos de produção de desinfetantes, amaciantes, pintura em pano de pratos e flores de papel.

A Coordenadora do CAPS Elindéia dos Santos enfatizou que a exposição é uma forma de incentivo e valorização ao trabalho dos pacientes, elevando assim a autoestima deles. “Os artesanatos produzidos são de excelente qualidade e com preços acessíveis, e tem como principal objetivo enaltecer o trabalho dos nossos pacientes, que ficam muito felizes ao receberem este reconhecimento”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde, Márcia Silveira, disse que a gestão da saúde com a determinação do prefeito Raimundo Silveira dispões de todo o apoio necessário para ações desta natureza, assim como dará toda a logística para eventos que visem a prevenção dos pacientes Parnaramenses. “Sou uma colaboradora da oficina de artesanatos, todas as produções expostas aqui em praça pública, são frutos do trabalho desenvolvido por meio das terapias ocupacionais realizadas no CAPS, disse a secretária.

Ao final da exposição, depois da venda de alguns dos produtos disponibilizados na exposição, a venda obtida na exposição, terão seus recursos destinados a passeios, presentes aos pacientes em comemoração as festividades de fim de ano e ações de lazer e investidos também em materiais para a produção de mais produtos para as próximas exposições.

CAPS de Parnarama oferece atendimento especializado na área de saúde mental do município, recebendo pessoas com transtornos mentais ou oriundos do uso abusivo ou compulsivo de álcool, dentre outros vícios. O centro também oferece atendimentos de atenção integral através dos tratamentos psicológico e psiquiátrico, acompanhados de terapias de grupo e ocupacional, acolhimento, refeições, atividades físicas e acompanhamento familiar.

Texto: Aristeu Carvalho