05/11/2018
Departamento de Igualdade Racial de Parnarama participa de Seminário em Teresina

Representantes da comunidade quilombola de Parnarama participam de evento sediado em Teresina-PI

Secretaria Municipal de Assistencial Social através do Departamento de Igualdade Racial e juntamente com os estudantes da comunidade quilombolas Cocalinho participaram do I Seminário Esperança Vive. O Seminário foi realizado no dia 31/10 na sede da OAB/PI, na cidade de Teresina, e foi destinado a jovens do ensino médio da rede pública e que tinha como objetivo discutir gênero, raça e juventude. O Seminário fazia referência a Esperança Garcia, ex escrava que ousou denunciar os maus tratos que sofria para o Rei do Piauí da época através de uma carta, carta hoje que é considerada uma petição. Esperança Garcia hoje leva o título de primeira advogada Brasileira. O evento contou com palestras, apresentações culturais e oficinas de arte.

Participaram do evento Coordenadora do Departamento de Igualdade Racial de Parnarama Laiana Ramos e as estudantes da comunidade quilombola Cocalinho, Sandra Silva de Araújo, Joice do nascimento Alves, Daliane de Lima Morais e Aparecida Silva de Araújo.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de  Igualdade Racial Laiana Ramos, este evento foi muito importante para nossa cidade, isto porque só enriquecerá mais ainda nossa juventude e principalmente os estudantes que foram, pois eles serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

O Seminário Esperança Vive, contou com uma vasta programação que pode ser conferida abaixo:

08h: Apresentação cultural - Artenilde

08h20: Apresentação de Esperança Garcia (jogral) - Manu Ferreira

08h40: Apresentação das comissões - Mariana Moura

09h: Exibição de vídeo (ainda em definição)

09h10: Epistemologia - Nayara Barros

09h45: Lanche

10h10: Exibição de videoclipe "Dona de mim" (Iza)

10h15: Gênero - Andreia Marreiro

10h40: Exibição de vídeo

10h50: Liberdade Religiosa - Carmen Ribeiro

11h20: Juventude - Marcondes Brito

12h: Almoço

13h45: Dividir para as oficinas

14h: Oficinas

- Jacinta Andrade | Verde | Dança contemporânea (Luzia Amélia - sala ESA PI)

- Luiz Gama | Branca | Rap (Reação do Gueto - sala ESA PI)

- Moa do Catende | Laranja | Teatro (Arimateia Bispo - Auditório OAB)

- Alta Rosa | Amarelo | Bonecas Abayomis e turbante (Artenilde - Auditório ESA PI)

- Maria da Inglaterra | Vermelho | Cachos (Brenda - ?)

- Marielle Franco | Lilás | Dança Afro (Junior Cia - sala ESA PI)

- Mas será o Benedito? | Azul | Estampa com carimbo (Lara Matos e Malú Porto - espaço externo)

17h: Relato dos alunos

17h20: Relato dos diretores das escolas