Parnarama realiza o 7.º Mutirão do Glaucoma Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje (31/10) o 7.º Mutirão do Glaucoma no município, o evento ocorreu no Centro Administrativo, loc" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
31/10/2018
Parnarama realiza o 7.º Mutirão do Glaucoma

População participa e torna um sucesso o Mutirão de Combate ao Glaucoma ocorrido no hoje (31/10), em Parnarama.

Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje (31/10) o 7.º Mutirão do Glaucoma no município, o evento ocorreu no Centro Administrativo, localizado na Rua Pedreiras, N.º 93, Centro.

No mutirão de hoje, foram atendidas cerca de 185 pacientes que estariam com algum tipo de problemas visual. Esta ação é uma iniciativa da Prefeitura de Parnarama, através da Secretaria de Saúde, com parceria também com o Governo do Estado do Maranhão.

Todas as consultas que foram realizadas são totalmente gratuita, e foram num total de 185 atendimentos realizados somente da data de hoje.  O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil e a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença.

Após cada exame realizado, o paciente diagnosticado como portador do glaucoma recebia gratuitamente o colírio determinado para o tratamento. O mutirão é realizado a cada 03 (três) meses, e os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem os colírios de graça, além do glaucoma o médico encaminha os pacientes com catarata e pterígio à SMS para tratamento.

De acordo com o Secretária de Saúde Márcia Silveira, disse que o melhor meio de se combater quaisquer doenças é a prevenção. “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames frequentemente para que seja diagnosticado com antecedência a doença”, disse a secretária.

Já o prefeito Raimundo Silveira falou que eventos como os mutirões realizados pela secretaria de saúde é bastante positivo, pois somente com muita dedicação dos profissionais que buscam a cada dia oferecer um trabalho de qualidade. “O povo precisa ser informado e precisa participar de eventos como este, com essas informações nestes mutirões que as pessoas têm as chances de minimizar os riscos a visão, fazendo a devida prevenção”, afirmou o prefeito.