Agricultores do Brejo São Félix participam de reunião para renegociação de crédito fundiário A Secretaria de Agricultura com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, através do Prefeito Raimundo Silveira Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
29/10/2018

Vários produtores rurais recebem visita de Técnico do Banco do Nordeste para esclarecimentos sobre situações de renegociação de crédito

A Secretaria de Agricultura com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, através do Prefeito Raimundo Silveira, e com as parcerias da Câmara Municipal de Parnarama, da AGERP e o banco do Nordeste, realizaram na manhã de sexta-feira (26/10) na comunidade Brejo do São Félix uma reunião para regularização através de renegociação de crédito para os produtores rurais da região.

Secretário de Agricultura Rildânio Barros junto com o Técnico do Banco Tiago Henrique viera até a comunidade para esclarecer a todos das vantagens para os produtores rurais que tinham dívidas com o banco.

reunião iniciou às 09:00h, e foram esclarecidas todas as dúvidas para os produtores, o senhor Tiago Henrique que explicou a todos o motivo de se regularizarem e aproveitarem as vantagens contidas na lei.

De acordo com Tiago Henrique, foi aprovada a Lei N.º 13.340/2016 que tratava de dois benefícios concedidos aos produtores rurais, sendo que uma era conceder 95% de quitação, e outro seria a renegociação com 4 anos de carência em 10 parcelas para quitação do débito, sendo que esta lei se venceu, e graças ao empenho da bancada ruralista de deputados, a lei foi prorrogada em janeiro de 2018, através de uma outra Lei N.º 13.606/2018, lei que teria as mesma vantagens da anterior.

Diante disso o banco do nordeste através da agência de Caxias, buscou os municípios que compõem a região, para que fosse firmado uma parceira, e Parnarama não poderia ser diferente, e foi solicitado o município fizesse projeto de lei municipal, onde o município alocasse um recurso que pudesse disponibilizado ao Banco do Nordeste para renegociar esta dívida com os produtores, isso porque no art. 2.º da lei, o produto rural pode renegociar sua dívida dando no mínimo 1% do valor da dívida atualizada, sendo que mesmo assim muitos produtores não tem a condição de dar essa entrada. Diante do exposto, a Câmara Municipal de Parnarama aprovou a lei e o prefeito sancionou, fazendo com que o recurso já esteja disponibilizado, depositado em conta na agência do banco em Caxias, e diante disse o banco fez com que os produtores rurais que estão inseridos na categoria Pronaf B e Agroamigo foram renegociados automaticamente, sem que haja a necessidade de o produtor assinar Termo de Adesão e Contrato, e sendo Pronaf A, Pronaf AC, Pronaf C, Pronaf D, Estiagem há necessidade do produtor rural assinar o Termo de Adesão e o Contrato para a renegociação da dívida, por isso da realização desta reunião, e assim o banco colher as assinatura dos produtores e assim junto ao banco debitar o valor referente à entrada (1%) que já está na conta conforme a lei municipal, fazendo assim com que os produtores ficarem com os nomes limpos e assim poderem fazer novos empréstimos.

"Vale destacar que a lei enquadra operações que foram contratadas pelo banco até o dia 31/12/2011, todas as operações que estejam neste período estarão enquadradas, sendo que o único critério que tirará o produto do benefício da lei, se no momento que o produto recebeu o benefício, custeio, crédito, houve visitar técnica e o mesmo tenha constatado que houve desvio de crédito, se isso ocorrer, por mais que o produtor esteja enquadrado na lei o mesmo perderá o benefício dela” disse o Tiago Henrique técnico do banco.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Rildânio Barros, falou que está ação é muito importante, poder reunir o maior número de produtores rurais para que os mesmos possam restabelecerem seus créditos e que é preciso repassar a eles as vantagens da lei que foi apresentada aprovada este ano. “Temos toda a obrigação de poder contribuir para o melhoramento da nossa agricultura familiar”, disse o secretário Rildânio.