11/10/2018
Secretaria de Saúde encaminha Mulheres Parnaramenses para realização de exames de mamografia

Dezenas de mulheres de Parnarama, são recebidas com atendimento humanizado no CAISM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher em Timon.

Secretaria Municipal de Saúde de Parnarama encaminhou na manhã de terça-feira (09/10) várias mulheres para a realização de exames de prevenção do câncer de mama na vizinha cidade de Timon. Esta ação faz parte tanto da Pactuação para este tipo de serviço na região, como à atenção dada às mulheres Parnaramenses como início das ações em prol das programações referente ao Outubro Rosa, que é o mês de prevenção ao câncer de mama.

Ao chegarem no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher – CAISM as mulheres de Parnarama, foram recebidas com um atendimento humanizado feito através de esclarecimentos dos procedimentos da referida ação na realização dos exames de mamografia, além de fazerem uma exposição à todas sobre a importância de se prevenir, quem e quando deve deve ser feito o exame.

De acordo com a Diretora do CAISM, Maria José (Mazé), “Fizemos o acolhimento dessas mulheres e passamos algumas orientações, explicando onde deve se buscar o primeiro atendimento que é através da Estratégia Saúde da Família, onde é realizada a citologia e depois feito o encaminhamento, se necessário”, disse a diretora do Centro, Maria José (Mazé).

A Secretária de Saúde de Parnarama, Márcia Silveira, disse que o objetivo de uma ação como esta, é a redução do índice do câncer de mama e do câncer do colo do útero, que são os mais frequentes entre as mulheres. “O prefeito Raimundo Silveira não mede esforços para nos recomendar que façamos o melhor pela prevenção da saúde da nossa população, daremos total estrutura logística e profissional para que mais e mais mulheres consigam se prevenir de qualquer tipo de doenças”, disse a secretária.