“Caminhada pela Vida” encerra as atividades do Setembro Amarelo em Parnarama mês de Setembro foi encerrado com uma grande caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio, esta ação foi realizada pela Secretaria de Saúde" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
03/10/2018
“Caminhada pela Vida” encerra as atividades do Setembro Amarelo em Parnarama

O objetivo é informar e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento.

mês de Setembro foi encerrado com uma grande caminhada de conscientização e prevenção ao suicídio, esta ação foi realizada pela Secretaria de Saúde através do CAPS e em parceira com a secretaria de Assistência Social, o evento foi realizado em virtude da finalização das ações do mês de setembro, haja vista este ser o mês mundial de prevenção do suicídio que é  chamado também de "Setembro Amarelo" e o Centro de Atenção Psicossocial com total apoio da Secretaria Municipal de saúde, realizou diversas ações neste mês com o objetivo de informar e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento.

De acordo com a Coordenadora do CAPS Elindéia dos Santos que ficou muito feliz com tanta gente na caminhada, isso mostra que a população e outros vários segmentos da sociedade estão preocupados com esta causa, a mesma agradeceu o empenho de todos os envolvidos na caminhada e principalmente a população que ouviu o chamado, disse a coordenadora Elindéia.

Já a Secretária Márcia Silveira, falou o seguinte: "Falar deste assunto já foi um tabu muito maior, mas ainda enfrentamos grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Por isso a importância desta campanha para discutir o assunto e divulgar ações preventivas e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tratamento, disse a secretária.

caminhada fez um percurso pelas principais ruas e avenidas do centro com chegada no Ginásio de Esportes, onde iria ocorrer uma atividade física com as mulheres do projeto Mulher Fit, além da atividade denominada de Strong By Zumba com a Sync Aurélia Pinheiro e a Sync Lilian Sousa, que juntas fizeram a animação de mais de 200 mulheres na avenida Caxias próximo a beira Rio, e ao final a Aurélia Pinheiro fez os agradecimentos quanto à participação de todos e e agradeceu o apoio das Secretarias de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria da Mulher, que não medirão esforços para realização deste grande evento que foi a caminhada com finalização desta atividade, disse a sync Aurélia.

secretaria de Saúde informou a todos que ainda neste mês será realizada uma capacitação sobre suicídio para os trabalhadores da saúde.