Assistência Social de Parnarama inaugura Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos A Secretaria de Assistência Social com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, através do Prefeito R" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
28/09/2018

Crianças, Adolescente e Idosos do Bairro Terra Nova são beneficiados com implantação do Núcleo do SCFV.

A Secretaria de Assistência Social com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnarama, através do Prefeito Raimundo Silveira, inaugurou na manhã desta quinta-feira (27/09) o Núcleo dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Núcleo do SCFV foi implantado devido à demanda no bairro ser muito grande, havendo necessidade de ampliar os serviços aos moradores que estão em estado de vulnerabilidade social. Os serviços que serão oferecidos serão: Atividades socioeducativas, dinâmicas diversas para crianças e adolescentes, roda conversa com gestantes e idosos, além de Atividades esportivas e capoeira.

Um dos papéis do SCFV na sociedade é realizar o acompanhamento em famílias que, de alguma forma, apresentam situação de vulnerabilidade. O programa geralmente atende famílias inseridas em programas sociais como o Bolsa Família, mas também há espaço para famílias que não são beneficiadas por estes programas.

secretária de Assistência Social, Querida Moura, explicou que muitos jovens e crianças já são atendidas pelo serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social, em outros bairros.

"O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos faz parte da política de proteção social básico do Sistema Único de Assistência Social. Vamos começar neste núcleo inicialmente trabalhando com oficinas e outras ações, transformando-se num espaço onde as crianças aprendem a viver em sociedade e colaborar com sua comunidade, através das atividades de socialização, respeito ao próximo, psicomotricidade”, destacou.

prefeito Raimundo Silveira agradeceu o empenho dos servidores e reforçou a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e comunidade, para a inclusão do aprendizado que será oferecido para a população.

"Isso faz parte do nosso plano de governo, que é oferecer ações sociais que envolvem toda a família. Neste núcleo faremos todo o acompanhamento que é fornecido para essas pessoas, com as equipes da Assistência Social e orientadores capacitadas”, enfatizou o prefeito.

De acordo com a Coordenadora dos SCFV, Luciana Veloso falou que a Secretária Querida Moura não mediu esforços em atender essa demanda aqui do bairro Terra Nova, o imóvel alugado atende a todos os pré-requisitos para o núcleo desempenhar as atividades pertinentes ao seu cronograma de trabalho, e em seu discurso Luciana aproveitou para agradecer o apoio do prefeito Raimundo Silveira e do Vice-Prefeito Gílson Moura e pediu total empenho de toda a equipe que irá compor o quadro de colaboradores do referido núcleo para que os usuários sejam tratados com carinho e com dignidade, disse a coordenadora.

Os SCFV pertencentes ao CRAS da Agrovema através da sua Coordenadora Niêta Cardoso disponibilizou para o evento de inauguração as crianças e adolescentes que apresentaram três danças com coreografia diferenciada uma da outra, fazendo com que o público aplaudisse e dançasse a cada apresentação.

Estiveram presentes na inauguração além do Prefeito Raimundo Silveira, o Vice-Prefeito Gílson Moura, a Secretaria de Assistência Social Querida Moura, a Primeira Dama e Secretária de Políticas para as Mulheres Girlene Costa, a Secretária de Saúde Márcia Silveira, do Subsecretário de Educação José Pinheiro, o Secretário de Administração Guto Barros, Coordenadora do Departamento de  Segurança Alimentar Ranúncia Lira, o Coordenador do SAMU o enfermeiro Ronaldo Pinheiro, Coordenadora do CRAS da Agrovema Niêta Cardoso, da Coordenadora do CRAS do bairro Redenção Francimíldes Soares Bispo, da Coordenadora do CREAS a psicóloga Kyara Barros, e demais profissionais técnicos da Secretaria de Assistência Social.

Texto: Aristeu Carvalho e Wagner Medeiros