I Encontro de Mulheres Negras é realizado com êxito em Parnarama Realizado no último sábado dia (28/07) o I Encontro de mulheres Negras em Parnarama. O event" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
02/08/2018
I Encontro de Mulheres Negras é realizado com êxito em Parnarama

Município de Parnarama foi sede de um Encontro para as Mulheres Negras Parnaramenses e é referendado a nível regional

Realizado no último sábado dia (28/07) o I Encontro de mulheres Negras em Parnarama. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Anísio Batista no centro de Parnarama e foi organizado pela Secretária Municipal de Assistência Social através do Departamento de Igualdade Racial e teve como apoio as Comunidades Quilombolas dos povoados Guerreiro e Cocalinho e as Comunidades de Terreiro. Participaram também algumas comunidades convidadas, como a Comunidade Tanque da Rodagem de Matões, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parnarama e Secretaria Municipal de Políticas paras as Mulheres, Secretaria de educação e a Secretaria de Esporte.

Durante todo o evento houve uma vasta programação, o que fez com que este primeiro encontro se tornasse mais rico ainda em informações para a mulher Parnaramense, destaca-se: Rodas de conversas, Palestras, Apresentações Teatrais, Apresentações de Dança, Cantores da Terra (Paulinha Show), Danças Típicas como tambor de Criola e o Lili, além da Oficina de Turbante ministrado pela Mauricelia Vieira, exposição de fotos dos arquivos do projeto Negritude Piauiense e um grande desfile onde seria mostrado a beleza da Mulher Negra de Parnarama.

O encontro teve a participação de algumas mulheres renomadas do estado do Piauí, como a presença da Sônia Terra do Instituto da Mulher Negra do Piauí, da Assunção Aguiar Coordenadora Estadual da Igualdade Racial do Piauí e da Mauricelia Vieira que foi instrutora da Oficina de Turbante, Camila Hilário responsável pela exposição de fotos Negritude Piauiense e Andréia Marreiro Professora e Advogada no Estado do Piauí, além das mulheres que vieram da capital São Luís como a Nicinha Durans do Grupo de Mulheres Quilombolas Guerreiras da Resistência e Luanda do Grupo de Mulheres Preta Anastácia.

De acordo com a Coordenadora da Igualdade Racial Layana Ramos este I Encontro da Mulher Negra em Parnarama entrou para a história. “Cada mulher que participou deste evento teve a certeza e a consciência de que cada vez mais devemos nos unir em prol do mesmo objetivo que é valorizar e fortalecer mais ainda a nossa participação na igualdade dos direitos”, disse Layana Ramos.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social Querida Moura, disse que este evento foi muito importante para as mulheres de Parnarama, a mesma disse que a mulher de Parnarama nunca teve tal reconhecimento e valorização como está tendo agora, e frisou que tivemos o espaço Creche no evento para que nenhuma mulher que tivesse seu filho não deixasse de participar por conta de não ter como deixá-lo com alguém, assim como também o almoço que foi todo ele feito por homens que foram pra cozinha presentear as mulheres neste dia especial, disse a secretária.

encontro também teve a participação da equipe do Programa Criança Feliz, que atuou na escola José Torres, em um espaço pedagógico criado pelos membros da equipe, onde receberam crianças de diversas idades das mães participantes do evento.

Segundo a Coordenadora do Programa Criança Feliz Alzira Teixeira, no espaço creche, havia um espaço pedagógico que contou com diversas atividades lúdicas e de socialização como, pular corda, leitura de história infantil, brincadeiras de roda, com bola, balão, com músicas, atividades de pintura e apresentação cultural para as crianças. Estiveram presentes mais de 50 (cinquenta) crianças no espaço. Todas as atividades foram coordenadas e realizadas pela coordenadora e os cincos visitadores que compõe a equipe do Programa Criança Feliz.

Texto: Aristeu Carvalho