Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Parnarama O Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef de Parnarama foi realizado na manhã da última terça-feira, dia 18 de julho, no Centro de Convivência dos Idoso" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
30/07/2018
Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Parnarama

O Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef de Parnarama foi realizado na manhã da última terça-feira, dia 18 de julho, no Centro de Convivência dos Idosos, onde foram apresentadas metodologias, reforçando os objetivos do selo e as ações realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória.

O Fórum foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, com o objetivo de promover ações para integração social e ampliar o atendimento aos jovens, atingindo assim a meta para conquista do Selo Unicef na edição 2017 a 2020.

Durante o evento foram formados vários grupos com o compromisso de elaborar um diagnóstico da população sobre os principais problemas do município, onde contaram com o acompanhamento e orientação da Comissão Intersetorial e facilitadores que, após apresentação dos objetivos de cada grupo foram expostos.

De acordo com a Articuladora do Selo Unicef do município, Prof.ª Luzineide Barbosa, o objetivo do fórum é discutir propostas e ações que serão realizadas pela Comissão Intersetorial na busca pelo selo.

“O selo unicef é realizado em ações que visam melhorar as políticas de crianças e adolescentes e procuram minimizar os impactos da desigualdade social no município. E é isso que estamos buscando”, reforçou a Articuladora do selo.

O prefeito Raimundo Silveira também participou o evento e destacou a importância do selo para o município. “Várias ações contemplando aí essa juventude, as crianças na área do lazer, esporte, cultura, educação, saúde. Então nossa meta é essa, alcançar essas crianças, tirar elas da vulnerabilidade social e com certeza nós vamos alcançar esse objetivo”, enfatizou o prefeito Raimundo Silveira.

Além do prefeito, também participaram do evento estudantes de escolas públicas da cidade e autoridades municipais, como o vice-prefeito Gilson Moura, a primeira-dama e atual secretária da Mulher, Girlene Soares, a secretária de Assistencial, Querida Moura, a secretária de Educação, Gábia Silveira e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ray Silva.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e é realizado em áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos, que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.