Secretaria de Saúde alerta a população para prevenção da Leishmaniose Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a FUNASA municipal e total participação da URS-TIMON, juntos realizaram visitas a todos os pacientes de Le" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
12/07/2018
Secretaria de Saúde alerta a população para prevenção da Leishmaniose

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica preocupada com a saúde da população Parnaramense realizou visitas para detecção e prevenção aos casos de Leishmaniose no município.

Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a FUNASA municipal e total participação da URS-TIMON, juntos realizaram visitas a todos os pacientes de Leishmaniose da zona urbana de Parnarama. As visitas iniciaram-se às 13:30h e encerram-se no início da noite.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Enfermeiro Jairon Moura, as visitas realizadas pelos profissionais foram bastante produtivas, porém ficamos surpresos com o quantitativo de pessoas infectadas, pois após as visitas pelos bairros da cidade, foram encontrados 16 pacientes com casos positivos, mas graças a Deus muitos já tratados e bem de saúde, disse o Coordenador. Jairon Moura relatou que devido a esta detecção, já foi solicitado e prontamente atendido pelos responsáveis pela Regional de Saúde através dos senhores João da Cruz e senhor Francisco das Chagas que estão dando total apoio e se disponibilizaram em enviar com urgência os testes rápidos para que o município pudesse fazer um trabalho mais amplo no intuito de aumentar a detecção e automaticamente realizar a devida prevenção da doença.

O que é esta doença?

Leishmaniose é uma doença causada por um protozoário e é uma antropozoonose. Isso quer dizer que esta doença é própria de animais, mas pode ser transmitida de maneira acidental para seres humanos.

No caso da leishmaniose, o protozoário parasita é transmitido entre animais (cães, roedores) através da picada de certos tipos de mosquito. Quando o mosquito infectado pica um ser humano, a doença é transmitida para o homem.

grupo mais vulnerável são crianças menores de 02 anos, pois as mesmas são totalmente dependentes dos pais para locomoção, facilitando dessa forma a picada de insetos (mosquitos) contaminados.

Alerta para FEBRE ALTA INTERMITENTE, FRAQUEZA, FALTA DE APETITE, AUMENTO DO BAÇO, etc. Ao depararem com casos em que apresentem os sinais e sintomas supracitados, procurem o atendimento médico mais próximo, e alertem que a área a qual residem já houve focos de LEISHMANIOSE. Solicite do seu médico uma pesquisa para Leishmaniose.

exame e tratamento é oferecido gratuitamente.

Animais (cachorros) com pelo caindo, unhas grandes, magros e etc... são potenciais portadores da doença. Procure a FUNASA (SUCAN) para fazer um teste rápido no seu animal, se der positivo para a doença o mesmo deverá ser eliminado.

Texto: Aristeu Carvalho