CRAS da Agrovema sedia a 2ªConferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnarama Com uma grande participação popular de crianças, adolescentes e idosos, a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Parnarama realizada no bairro Agrovema foi um sucesso total. Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
13/06/2018

A 2ªConferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente teve início por volta das 8h30 da manhã desta quarta-feira (13), na sede do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do Bairro Agrovema, onde contou com o apoio total da Prefeitura de Parnarama por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em Consonância com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O objetivo da Conferência foi atende às diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), com foco na qualificação de políticas em benefício da infância e adolescência, com o intuito de mobiliza crianças e adolescentes para discutir políticas públicas, tendo-os como principais protagonistas, dando voz a eles como sujeitos de direito e da própria história.

A Conferência Livre do CRAS da Agrovema, iniciou-se com os cumprimentos feitos pela Assistente Social, Viviane Probo, que em seguida convidou a Coordenadora do CRAS da Agrovema, Nieta Rodrigues Cardoso, que destacou o belíssimo trabalho da equipe da Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo à frente da pasta, sobretudo da equipe de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas ações.

Em seguida houve palestra com Psicóloga, Rebeca Rêgo Castelo Branco de Carvalho, que destacou sobre os eixos que foram desenvolvidos na conferência, como a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes,  Participação da Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção e a Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

As propostas formuladas pelas crianças e adolescentes na Conferencia serão levadas a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 15 de agosto deste ano, com a participação de toda a população.

De acordo com Ranúncia Lira, que esteve representando a Secretária Municipal de Assistência Social, a Conferência Livre é muito importante pois a população tem a oportunidade de dizer o que quer para a política da Assistência Social.