Secretaria Municipal de Saúde realiza o 4º Mutirão do Glaucoma em Parnarama Foi um sucesso o Mutirão de Combate ao Glaucoma ocorrido no ultimo sábado (28), em Parnarama. Nesta nova etapa cerca 162 pessoas foram atendidas. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Parnarama, atrav" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
29/04/2018
Secretaria Municipal de Saúde realiza o 4º Mutirão do Glaucoma em Parnarama

Foi um sucesso o Mutirão de Combate ao Glaucoma ocorrido no ultimo sábado (28), em Parnarama. Nesta nova etapa cerca 162 pessoas foram atendidas. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Parnarama, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.

As consultas foram realizadas na Policlínica 1º de maio e atendeu gratuitamente 162 pessoas, onde 92 foram diagnosticados com a doença.  O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil e a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença.

Além dos exames realizados, os pacientes que foram diagnosticados como portadores do glaucoma receberam gratuitamente o colírio determinado para o tratamento e os casos específicos. Na oportunidade a Secretaria de Saúde disponibilizou também vacinas da “Campanha da Gripe”, 132 pacientes foram atendidos.

De acordo com o secretário de Saúde Luiz Ribeiro, a prevenção é vital para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina constantes para uma possível detecção. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores, minimizando os riscos a visão”, afirmou.

O prefeito Raimundo Silveira  destacou que o mutirão foi é muito importante para diagnosticar pessoas com a doença que pode levar à cegueira.  “A campanha foi um sucesso tanto em atendimentos quanto pela organização. As pessoas que vieram foram atendidas de forma bastante rápida e com tranquilidade. Terminamos este mutirão com a sensação de dever cumprido. Quero aqui agradecer a Secretaria de Saúde de Parnarama, por meio do nosso secretário Luiz Ribeiro e sua equipe de profissionais pelo empenho e dedicação que vem desenvolvendo diante da pasta”, destacou o prefeito.