Prefeitura de Parnarama realiza a II Conferência Municipal de Educação A Prefeitura Municipal de Parnarama através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Conselho Municipal de Educação, realizou na noite da última quinta-feira (08), a abertura oficial da II Conferência Munic" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Parnarama - MA
15/02/2018
Prefeitura de Parnarama realiza a II Conferência Municipal de Educação

II Conferência Municipal de Educação supera a expectativa de público na cerimônia de abertura, aproximadamente 200 participantes compareceram ao primeiro dia do evento.

A Prefeitura Municipal de Parnarama através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Conselho Municipal de Educação, realizou na noite da última quinta-feira (08), a abertura oficial da II Conferência Municipal de Educação. A cerimônia de abertura iniciou às 08:00h no Centro de Convivência dos Idosos.

Diversas autoridades, como o prefeito Raimundo Silveira, a Secretaria de Política para Mulheres, Girlene Soares, de Finanças, Márcia Silveira, de Cultura, Fabiana Ribeiro, além do vereado Joílson Soares, e a secretária de Educação, Gábia Silveira e o subsecretário e Presidente do Conselho de Educação José Pinheiro, além de autoridades representantes do Governo do Estado, como o senhor Regino Nolêto Diretor da URE – Unidade Regional da Educação e do Palestrante o Roberto Buzar.

A 2ª Conferência Municipal de Educação de Parnarama, teve como objetivo de avaliar o cumprimento do Plano Municipal de Educação – PME, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada.

O tema escolhido para esse ano foi: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e os desafios da implementação do Plano Municipal de Educação – PME, e está organizada em 8 Eixos:  EIXO 1: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação. EIXO 2: Planos Decenais e o Sistema Nacional de Educação: Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais. EIXO 3: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação e Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.  EIXO 4: Planos Decenais Sistema Nacional de Educação e a Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão. EIXO 5: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação e Educação Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão. EIXO 6: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação e Políticas Inter setoriais de Desenvolvimento e Educação: Cultura, Desporto, Ciência, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação. EIXO 7: Planos Decenais, sistema Nacional de Educação e Valorização dos Profissionais   da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde. EIXO 8: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação e Financiamento de Educação:  Gestão, Transparência e Controle Social.

O prefeito Raimundo Silveira agradeceu o empenho da equipe da SEMED, e disse ainda que sente muito orgulho da dedicação e empenho da Secretária Gábia Silveira que não mede esforços para cada dia mais a educação do município melhore ainda mais.

A secretária de Educação, Gábia Silveira, falou que a II Conferência Municipal de Educação é um instrumento democrático de participação popular no município, e que se faz necessário a sua realização por possuir caráter mobilizador, positivo e deliberativo. Neste sentido, tem como expectativa a articulação da sociedade em relação ao direito à educação e a interação democrática entre sociedade civil e o Poder Público. E que esta conferência é destinada às Autoridades Locais, Secretarias Municipais, Coordenações Municipais e Estaduais, Instituições de Ensino Superior, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Escolares, Professores, Representantes de Pais de Alunos, Conselhos e Sociedade Civil Organizada.

Durante a palestra do senhor Roberto Buzar, falou sobre o Tema Central da Conferência: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e os desafios da implementação do Plano Municipal de Educação (PME): Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, apresentando números da qualidade de ensino tanto no âmbito Federal, Estadual e do município, dentre ele o mesmo fez questão de apesar das dificuldades e da desigualdade com o Financiamento da Educação no Brasil, Parnarama têm duas escolas uma na sede e outra na zona rural que obteve uma pontuação no IDEB já em 2015, o que era como meta atingir esta mesma pontuação somente em 2021, parabéns a Parnarama, ressaltou o palestrante.

Após o enceramento da cerimônia de abertura, foi oferecido um coquetel a todos os participantes e comunicado que no dia seguinte seguiriam a programação com os trabalhos dos eixos temáticos, conforme exposto no regimento interno do evento, e que seriam discutidos um a um para a edição, adição e/ou extinção de quaisquer propostas contidas no plano, afim de que após aprovação da plenária, compusessem o novo Plano Municipal de Educação do Município.