Prefeitura de Parnarama e Governo do Estado firmam parceria para Assistência Técnica e execução do Projeto GERPA A Prefeitura de Parnarama promoveu na manhã de ontem (29), uma reunião com representantes do Governo do Estado e do município.

Prefeitura Municipal de Parnarama - MA

30/01/2018

A reunião teve como objetivo tratar da disponibilização de um técnico para acompanhar e assessorar a implantação do Projeto de Geração e Renda de Parnarama (GERPAR).

Estiveram na reunião, o secretário de Administração, Gutemberg Barros, o senhor Aécio Borges, Presidente da Agerp Regional de Timon, o presidente de Articulação Política da Região, Lail Silva, o Secretário Municipal de Agricultura, Rildânio Barros, Maciel André Chefe de Gabinete, Wibson Técnico Agrícola, Gentil Barbosa Vice Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parnarama e Selimar Engenheiro Agrônomo.

Na ocasião ficou acertado que o Estado irá fazer uma inspeção no campo agrícola da região, com um técnico agrícola, iniciando pela comunidade do João Goló, uma vez que a mesma já se encontra com 80% dos pré-requisitos para implantação do projeto.

Objetivo

O Programa Agricultura Planejada foi concebido a partir da observação de que o sistema de produção da agricultura familiar do Estado do Maranhão não conseguiu acompanhar os melhoramentos técnicos de produção e gestão, ainda que inseridos dentro das várias políticas públicas de desenvolvimento rural. A tradição do modo de produção como “roça no toco e criação extensiva de animais” acarreta índices de produtividade extremamente baixos e inviáveis economicamente, suprindo apenas a subsistência e excluindo por consequência os agricultores do mercado.

Diante deste contexto, O Programa Agricultura Planejada visa acompanhar de maneira intensiva os agricultores participantes, de forma que esse acompanhamento se inicia desde a mobilização e identificação das potencialidades de cada comunidade, passando pelo planejamento e estudo básico de viabilidade das atividades rurais, elaboração das propostas de financiamentos, execução das atividades planejadas e inserção dos produtos nos mercados tradicionais e institucionais, e isso inclui o município de Parnarama.