Parnarama sedia o 1ºSeminário Regional de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
29/12/2017

O evento regional reúniu diversas instituições da região que se uniram em prol do combate à violência contra doméstica

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 29 de dezembro, em Parnarama, o I Seminário Regional de Enfretamento à Violência contra a Mulher- Feminicídio, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

O evento teve início às 09h da manhã, no Centro de Convivência dos Idosos, onde contou com a presença de várias autoridades e instituições do estado e municipal, dentre elas; a Secretária de Estado da Mulher Terezinha Fernandes, o Delegado Regional de Polícia Civil Dr.º Humaitan Oliveira, o Diretor do Instituto de Criminalística de Timon (ICRIM) Dr.º João Paulo Pierote, o Superintendente Regional Político Antônio Laril, o Promotor da Comarca de Parnarama Dr.º Nelson Nedes, a Coordenadora Estadual das Delegacias  da Mulher no MA Dr.ª Kazumi Nakata, o Delegado de Polícia de Parnarama Dr.º Reno Cavalcante, o Comandante da 3.ª CIA de Polícia Militar de Parnarama Capitão Wesley Pessoa de Moura, a Secretaria de Políticas para Mulheres  Girlene Soares , a Secretária da Mulher do município de São José do Soter a senhora Julinha Magalhães, a Secretária Municipal de Assistência Social de Parnarama Querida Moura, o Vice-Prefeito Gilson Moura , além de lideranças comunitárias, representantes de comunidades Quilombolas, Terreiros de Umbanda e Agentes Comunitários de Saúde.

Após a cerimônia de abertura, foi dado início às palestras contidas nos Painéis, cada uma com um tema a ser abortado.

O primeiro painel apresentado “A Violência contra as Mulheres – Femicídio”, teve como debatedores a secretária de Estado da Mulher Terezinha Fernandes e a Coordenadora Estadual das Delegacias da Mulher no MA ,Dr.ª Kazumi Tanaka. O segundo painel foi sobre os “Dados da realidade local”, apresentado pelo Delegado de Polícia Civil de Parnarama, Dr.º Reno Cavalcante. O terceiro painel tratou sobre “A importância da Perícia Criminal na investigação e Apuração dos Crimes de Feminicídio”, apresentado pelo Diretor do Instituto de Criminalística de Timon (ICRIM), Dr.º João Paulo Pierote. O quarto painel tratou sobre “A informação acerca dos casos de violência contra a mulher” em Parnarama apresentado pelo Promotor da Comarca de Parnarama, Dr.º Nelson Neds. O quinto painel teve como tema: “Contextualização sobre o protocolo de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica”, apresentado pelo o advogado Dr.º Breno Leitão e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres Girlene Soares, que também apresentou o sexto painel sobre o tema: Apresentação das Ações e Serviços Executados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e uma breve contextualização dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher, apresentado pela Psicóloga Kyanara Barros .

O evento foi considerado de extrema importância para a população parnaramense e toda a região, pois tratou de temas que serviu para que as mulheres se conscientizassem ainda mais acerca dos seus direitos e lutarem para que num futuro próximo possam diminuir os índices de violência doméstica.