Estudantes de Parnarama fazem turismo educativo pelo Tour Jovem Cidadão

Um grupo de 40 estudantes do município de Parnarama participou neste final de semana, 9,10 e 11, do ‘Tour Jovem Cidadão, " property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma

11/11/2017
Estudantes de Parnarama fazem turismo educativo pelo Tour Jovem Cidadão

Fonte: http://parnarama.ma.gov.br

Um grupo de 40 estudantes do município de Parnarama participou neste final de semana, 9,10 e 11, do ‘Tour Jovem Cidadão, projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria Extraordinária da Juventude - SEEJUV, que proporciona aos jovens, que moram no interior do estado, um passeio cultural e de lazer à capital, São Luís. Acompanharam os estudantes o coordenador da Juventude, Ray Silva; as representantes das escolas Centro de Ensino Mestre Tibério e Cônego Jesus de Moura Soares, Francivalda Madeiro Moura Coelho e Marluce da Silva Lima e a servidora Ilana Leite.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a oportunidade de

acesso a bens e valores pelo turismo educativo e cultural através de passeios e visitas a pontos turísticos da cidade. No roteiro os estudantes parnaramenses conheceram o Palácio dos Leões, a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Casa do Maranhão, Centro de Pesquisa de Arqueologia, Museu de Arte Sacra, visitaram pontos turísticos como o Parque do Bom Menino, Forte de Santo Antônio, Espigão Costeiro da Ponta d´Areia e ainda um banho de mar.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira disse que até o final desse ano mais de 45 edições do projeto serão realizadas e que todas elas são dentro da lógica da relação cultural e da ação educacional. Ela ressaltou ainda a importância da parceria com as prefeituras. “Para nós tem sido muito importante oferecer essa oportunidade aos estudantes e o governador Flávio Dino tem dado todo o suporte necessário a essas agendas. A colaboração das prefeituras, como a de Parnarama que cumpriu com muita responsabilidade as normas do projeto, para que tudo tenha saído de forma perfeita, também tem sido fundamental para que o programa avance nessa perspectiva de municipalizar a politica de juventude”, explicou.

O coordenador da Juventude, Ray Silva, ressaltou o apoio do prefeito Raimundo Silveira e o empenho da primeira-dama e também secretária de Política para Mulheres, Girlene Costa, para que as ações que envolvem os jovens do município de Parnarama aconteçam de forma cada vez mais abrangente e inclusivas. “Estamos de fato vivendo um novo tempo e a Coordenação da Juventude tem recebido um suporte muito importante da gestão para realizar ações voltadas aos jovens do nosso município, como a participação nesse projeto. Acredito que essa foi uma oportunidade única na vida dos estudantes que não conheciam a capital e é também um grande legado para cada um deles”.

Aline Alves Cardoso, aluna do Centro de Ensino Mestre Tibério disse que as lembranças da viagem vão muito além do passeio, deixaram também grandes aprendizados. “Fazer essa viagem foi uma das coisas mais interessantes que me aconteceu, conheci lugares, pessoas e não posso deixar de agradecer por essa grande oportunidade”.

Para Steffane Viana Silva, a expectativa de conhecer outros lugares e obter novas informações esteve presente ao longo de toda a viagem. “Estou muito feliz em poder realizar essa viagem. Estou cheia de novidades para contar para minha família e meus amigos que não puderam vir”.

Também aluno do Centro de Ensino Mestre Tibério, Ousanas Costa, disse que ao retornar a Parnarama terá a tarefa de relatar para os amigos sobre a viagem como tarefa da escola. “São tantas informações e novidades que vai ser um prazer contar essa história aos colegas. Foi uma grande experiência para todos nós”, afirma.

Texto: Cida Macedo

Foto: Ray Silva (arquivo pessoal)