Município de Parnarama é representado na Conferência Estadual de Assistência Social

Representantes do município de Parnarama, Girlene Costa, secretária municipal de Política para Mulheres e as delegadas ele" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma

30/10/2017

Fonte: www.parnarama.ma.gov.br

Representantes do município de Parnarama, Girlene Costa, secretária municipal de Política para Mulheres e as delegadas eleitas na conferência municipal e assistentes sociais Larissa Rêgo e Niêta Cardoso, participam da XII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece de 30/10 a 1º/11, no Rio Poty Hotel, em São Luís, com o tema ‘Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS’. Os três dias de conferências são dedicados a análise, elaboração e deliberações de propostas que serão encaminhadas à conferência nacional.

Segundo a secretária Girlene Costa, o município de Parnarama tem participado de todas as atividades promovidas pelo Governo do Estado e somente esse ano já foram enviados a São Luís, sem qualquer diferenciação, vários técnicos de nível médio, superior e gestores às capacitações, monitoramentos, encontros e seminários atendendo aos convites e solicitações do governo estadual. “A exemplo dessa conferência de assistência social, a administração municipal de Parnarama incetiva a participação porque só assim é possível obter o conhecimento atualizado e necessário para desenvolver as políticas da forma como são recomendadas”, diz.

Larissa Rêgo ressalta a importância de Parnarama estar representado com propostas que possam refletir diretamente nas ações que são desenvolvidas dentro do município, a exemplo do fortalecimento de repasses que possam garantir um volume maior de recursos para que os municípios possam executar os serviços que estão previstos como direitos dos cidadãos e apontar soluções para os problemas existentes. “Todas as propostas que estão sendo debatidas aqui vão impactar no município, uma delas é o fortalecimento dos repasses. Infelizmente hoje temos uma política dentro dos municípios brasileiros, sobretudo no Maranhão, com uma demanda muito grande, são muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza que precisam dos serviços da assistência social mas os recursos que temos para trabalhar ainda são poucos. Convivemos com a precarização dos vínculos trabalhistas, existem poucos profissionais, mas acreditamos que a conferência tenha o intuito de fortalecer esse sistema e também garantir outros direitos”, detalha.

Larissa destaca ainda o apoio recebido da gestão Raimundo Silveira e da gestora de Assistência Social Querida Moura por entenderem a importância do evento e disponibilizar condições de participação. “Diante da crise muitos municípios não enviaram seus delegados, contudo a gestão de Parnarama tem tido esse compromisso e oferecido as condições para participarmos desse momento de discussão e de capacitação a nível estadual, pelo compromisso com a politica de assistência social e da vontade de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população de Parnarama”, afirma.

Dentro das propostas apresentadas pelo município de Parnarama as consideradas mais urgentes são as estratégias de aprimoramento da intersetorialidade, ou seja, fazer com que a politica de assistência social de Parnarama passe a contar com estratégias de integração com outras políticas como saúde, educação e as voltadas para as mulheres, para estarem cada vez mais fortalecidas. “Precisamos pensar nessas estratégias até mesmo a nível estadual, só assim teremos um processo uniforme de intersetorialidade de integração dessa rede e a questão dos recursos que ainda são poucos para a demanda que temos”, pontua Niêta Cardoso como as principais contribuição da conferência para Parnarama.

Texto: Cida Macedo

Foto: Larissa Rêgo (arquivo pessoal)