Município de Parnarama encerra Outubro Rosa com grande mobilização popular

Para chamar a atenção da população do município, em especial das mulheres, a Prefeitura de Parnarama, por meio da Secret" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma

27/10/2017
Município de Parnarama encerra Outubro Rosa com grande mobilização popular

Fonte: http://parnarama.ma.gov.br

Para chamar a atenção da população do município, em especial das mulheres, a Prefeitura de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, realizou ao longo de todo o mês de outubro a Campanha ‘Outubro Rosa’ com várias ações para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde e realizar os exames preventivos ao câncer, com atenção especial ao câncer de mama. A campanha contou com palestras e foi encerrada nesta quinta-feira, 26, com diversas atividades esportivas, corrida de rua, aeróbica, aula de zumba e capoterapia. Presentes ao evento o prefeito Raimundo Silveira; vice-prefeito Gilson Moura; secretárias municipais de Política para Mulheres Girlene Costa Soares, de Educação Gábia Silveira, de Assistência Social Querida Moura, de Cultura Fabianna Ribeiro, de Finanças Márcia Silveira e Alyne Pacheco representando o secretário de Administração, Gutemberg Barros; secretários de Esporte Júnior Calista e de Saúde Luiz Ribeiro.

A corrida contou com premiação e teve percusso de 4km, com largada na avenida Aeroporto, no bairro Agrovema, e linha de chegada na Praça Nossa Senhora das Graças, concorreram mulheres e homens separadamente. O segundo momento do dia contou com a capoterapia, atividade que tem como base a capoeira, com os instrutores, professores Mandubé e Marcinho. A aula de aeróbica teve participação do professor Neto Ferreira Cavalcante, do município vizinho de Matões e estiveram a frente da zumba as educadoras físicas Aurélia Pinheiro e Lilian Meneses.

O prefeito Raimundo Silveira disse que fez questão de estar presente nas ações referentes à prevenção ao câncer, em especial ao câncer de mama, para fortalecer e incentivar a participação masculina, pois para ele, esse é um problema de todos. “O câncer é uma doença que assola mulheres e homens, e o Município de Parnarama está atento a esse fato, tanto nesse mês de outubro quando reforçamos as ações por meio da campanha, mas também ao longo de todos os meses do ano”.

De acordo com a secretária Girlene Soares Costa, os eventos referentes a campanha foram bem organizados e contaram com grande participação popular e com a colaboração de todos que fazem parte da administração municipal, o que contribuiu para que tudo acontecesse dentro das expectativas. “Participar da campanha foi muito importante e as ações de conscientização sobre a necessidade de cuidados com a saúde e a prevenção de um mal que atinge um número considerável de mulheres continuarão dentro do município. Na nossa avaliação a campanha cumpriu com o objetivo”, afirma.

Mentora do projeto que levou as aulas de zumba para as praças e outros espaços físicos da cidade, a educadora física Aurélia Pinheiro disse que a zumba tem conquistado um número cada vez maior de participantes. “É com surpresa que vejo como as aulas de zumba têm atraído um número cada vez maior de pessoas, em especial as mulheres. Devido aos pedidos, em breve estaremos expandindo o projeto para os povoados”, assegura.

Texto: Cida Macedo

Foto: Wagner Medeiros