Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma

04/10/2017

Agricultores rurais de Parnarama receberão cursos do SENAR
Fonte: http://parnarama.ma.gov.br

A secretária de Política para Mulheres e também primeira-dama de Parnarama, Girlene Costa, reuniu com o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/Maranhão, Raimundo Coelho, dia 03, em São Luís, para solicitar cursos e capacitações voltados para os trabalhadores e produtores rurais do município.

Os cursos são gratuitos e visam levar educação profissional e assistência técnica através da capacitação e preparação do trabalhador rural para que o mesmo obtenha melhor aproveitamento de seu trabalho e produção nas áreas de sustentabilidade, capacitação tecnológica, empreendedorismo, inclusão e outras. Nesse primeiro momento o município de Parnarama solicitou 15 cursos, dentre os quais, Transformação da Mandioca, Aproveitamento Integral do Babaçu, Aplicação de Agrotóxicos, Avicultura, Alimentação Alternativa, Saúde da Mulher Rural, Associativismo e Educação Ambiental.

Para Girlene Costa as capacitações servirão para empoderar a população rural do município por meio de conhecimentos técnicos, melhor aproveitamento e controle dos resultados alcançados. “Solicitamos os cursos porque representam uma ferramenta importante de preparação para o enfrentamento à extrema pobreza no município e eles irão proporcionar a qualificação da população no que diz respeito à geração de trabalho e renda para os pequenos produtores”, explica.

A partir desse primeiro contato com o SENAR-Ma, a articulação para os cursos e mobilização do público estão sob a responsabilidade de Rildanio Ramos, secretário Municipal de Agricultura e Benedito Carvalho, da Coordenação de Combate à Extrema Pobreza no Município, que já estão dando os encaminhamentos para a criação do sindicato dos agricultores de Parnarama. Nesse primeiro momento os cursos solicitados ao SENAR-Ma serão viabilizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Buriti Bravo, até o município de Parnarama constituir o próprio sindicato. “Os cursos desenvolvidos pelo SENAR são oferecidos somente através de parceria com sindicatos. Contudo, já acertamos para a criação de um sindicato de produtores rurais do município de Parnarama. Estamos reunindo cerca de 30 produtores e trabalhadores rurais e o presidente Raimundo Coelho já se comprometeu para ir até o município levar orientações acerca do que é necessário para a instituição do mesmo. Assim, vamos criar o sindicato e fortalecer a parceria para que o município possa receber esses e outros cursos também”, afirma Girlene Costa.

Texto: Cida Macedo

Foto: Girlene Costa (arquivo pessoal)