Município de Parnarama celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência Oficializado em 21 de setembro, as ações pelo  Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, foram realizadas pela Prefeitura de Parnarama, através da Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira, 29, no Centro " property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
29/09/2017
Município de Parnarama celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Fonte: http://parnarama.ma.gov.br

Oficializado em 21 de setembro, as ações pelo  Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, foram realizadas pela Prefeitura de Parnarama, através da Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira, 29, no Centro de Convivência dos Idosos – CCI que celebrou a data com o evento intitulado ‘Deficiente é o seu Preconceito’. Participaram do evento, o secretário municipal de Saúde, Luiz Ribeiro Barbosa; as secretárias municipais, de Política para Mulheres, Girlene Costa; de Finanças, Márcia Silveira Soares; o coordenador do NASF, Glaicon Silveira; o subsecretário de Educação, José Pinheiro; as servidoras Alyne Pacheco, Patrícia Cavalcante, fisioterapeutas, pacientes e a comunidade.

A ação foi articulada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e na oportunidade foram realizadas diversas atividades, dentre as quais, palestra voltada para a conscientização e o apoio às pessoas portadoras de necessidades especiais, oficinas de Pintura, Massa de Modelar, Colagem e Reciclagem e ao final foram distribuídos brindes e oferecido um coquetel aos participantes.

De acordo com Luiz Barbosa, o NASF de Parnarama tem se destacado cada vez mais no oferecimento de serviços à população, bem como no atendimento à comunidade e se consolida como referência na região. “Tudo isso deve-se ao excelente desempenho no atendimento quanto à qualidade do trabalho em reabilitação e o foco que toda a equipe dá aos trabalhos de prevenção. A excelência dos serviços que hoje são oferecidos ao cidadão parnaramense deriva do compromisso da gestão Raimundo Silveira”.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com palestras, oficinas, distribuição de brindes e ao final foi oferecido um coquetel. Para o coordenador do NASF, o fisioterapeuta Glaicon Silveira, o

município de Parnarama já contabiliza grandes avanços e todos eles são provenientes de muitas lutas e vários enfrentamentos. “Hoje podemos dizer que o Município presta uma boa assistência nessa área, mas o que temos é fruto de muita vontade de transformar tudo para melhor. Mas muito ainda há que se fazer para que as leis saiam do papel, sejam efetivadas e resultem em igualdade para todos os cidadãos”.

A data

Comemorada desde o ano de 1982 por intervenção dos movimentos populares, a data foi oficializada somente em 2005, pela Lei Nº 11.133. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser primavera e fazer alusão ao nascimento e renovação de luta das pessoas que possuem alguma deficiência.

Texto: Cida Macedo

Foto: Aristeu Carvalho