Agricultura faz trabalho itinerante levando informação ao homem do campo Como parte da estratégia de aproximação das ações municipais com o agricultor rural, a Secretaria de Agricultura de Parnarama, deu início neste mês de setembro a " property="og:description"> Prefeitura Municipal de Paranarama - Ma
26/09/2017
Agricultura faz trabalho itinerante levando informação ao homem do campo

Fonte: http://parnarama.ma.gov.br

Como parte da estratégia de aproximação das ações municipais com o agricultor rural, a Secretaria de Agricultura de Parnarama, deu início neste mês de setembro a realização de palestras e reuniões nos povoados do município. Já receberam a visita dos técnicos, os povoados de Coquinho, Brejo de São Félix e Conceição. São parceiros do Município a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - AGED, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, Banco do Nordeste e Sindicato dos Agricultores Rurais de Parnarama.

O objetivo das visitas é levar informações sobre serviços e produtos voltados para auxiliar os trabalhadores do campo, como declaração de aptidão ao Pronaf, que é a certidão emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, aposentadorias, financiamento de crédito rural e outros direitos já garantidos por lei.

Presente à reunião na comunidade de Coquinho, o prefeito Raimundo Silveira, que se reconhece um homem do campo, disse que a Prefeitura de Parnarama está atenta às necessidades do trabalhador rural e que todas as ações voltadas para auxiliar o homem do campo recebem o apoio do Município. “O nosso propósito é irmas além das garantias básicas que assistem a mulher e ao homem do campo, é um trabalho árduo, que desgasta imensamente e que precisa ser assistido. Para isso é que nós estamos realizando essa itinerância”, explica.

Para Rildanio Ramos, o apoio que a gestão Raimundo Silveira confere aos agricultores através da secretaria é muito importante por diversos motivos, dentre os quais ele destaca a oportunidade de auxiliar para que o homem do campo conheça seus direitos. “Questões como aposentadoria por idade rural, salário maternidade rural, certidões, créditos bancários são algumas questões que colocamos e as quais o trabalhador do campo às vezes até desconhece a existência ou a importância. Estamos começamos e vamos visitar todos os povoados de Parnarama”, afirma o secretário.

Outra situação colocada por Rildanio Ramos diz respeito ao alerta com relação às ocorrências de queimadas na região, o assunto tem sido levado a todas as reuniões quando são colocados os riscos e prejuízos que elas causam ao meio ambiente e chegam a afetar seriamente a saúde e a segurança.

A visita técnica ao povoado de Conceição, a 10km de Parnarama, que aconteceu nesta terça-feira, 26, foi comprovado que o fogo já consumiu cerca de 95% da pastagem da propriedade do trabalhador rural Benedito Barbosa. “O fogo descontrolado já causou grandes prejuízos, sendo que aqui, já foi constatado também a falta de água tanto para o consumo humano quanto para os animais na sua propriedade”, conta o técnico Wibson Pereira Sá, da AGERP/Regional de Timon com escritório em Parnarama.

Texto: Cida Macedo

Foto: Rildanio Ramos e Wibson Pereira Sá (arquivo pessoal)